Alunos de canto levam o “Fantasma da Villa-Lobos” ao palco do Guerra-Peixe

Musical integra as Audições de canto lírico do 2º semestre de 2015

Nos dias 30 de novembro (segunda), 02 (quarta) e 04 de dezembro (sexta), sempre às 19 horas, o palco do Auditório Guerra-Peixe será assombrado por fantasmas. O musical “O Fantasma da Villa-Lobos” é uma adaptação de “O Fantasma da Ópera”, do compositor londrino Andrew Lloyd Webber, inspirado no romance homônimo do escritor francês Gaston Leroux. A apresentação integra as audições de canto lírico do 2º semestre de 2015.

O musical foi desenvolvido durante a disciplina de Dramaturgia do Curso Técnico em Canto. Conta com oito alunos, do Curso Técnico e do Curso Formação Musical, de regência, sonorização e arranjo, além de canto lírico. A experiência é uma prévia da disciplina Prática de Montagem de Espetáculo Musical, a ser inserida na nova grade do Curso Técnico que vai abrir para o primeiro semestre de 2016.

A ideia surgiu quando os alunos que compõem o elenco, reunidos na Escola de Música Villa-Lobos, notaram as lâmpadas dos corredores se apagando repentinamente. Eles atribuíram o efeito então a um fantasma.

“O Fantasma da Villa-Lobos” conta com dois elencos diferentes para os papéis principais, assim como possui dois finais distintos para cada um deles. Enquanto a versão original de “O Fantasma da Ópera” se passa no século XIX, “O Fantasma da Villa-Lobos” ocorre num futuro próximo, em 2019, quando um compositor genial que se esconde por detrás de uma máscara devido a uma deformação facial, com receio de não ser aceito pela sociedade, vive em esconderijos secretos dentro da Escola de Música Villa-Lobos. Em função disso, por pura diversão, ele cria um mito de um fantasma. Ele se apaixona por Cristine, aluna tímida e talentosa do Curso Preparatório, e consegue se aproximar dela para lhe dar lições de canto, sem, no entanto, mostrar seu rosto.

A direção musical é da professora de canto lírico, Willa Soanne.

O Fantasma da Villa-Lobos
Dias 30/11, 02/12 e 04/12, às 19 horas
Local: Auditório Guerra-Peixe
Escola de Música Villa-Lobos