Na quarta-feira, 21 de agosto, às 17h, o Auditório Guerra-Peixe da Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa / Funarj, realiza uma homenagem a Heitor Villa-Lobos, com palestra da museóloga Márcia Ladeira, do Museu Villa-Lobos. O encontro contará ainda com apresentações de alunos e professores da Escola de Música Villa-Lobos, Alfredo Machado, Clarisse Grova, Paulo Rogério e Valéria Bertoche. Participa ainda o músico violonista Daniel Miranda. A entrada é franca.
A homenagem faz parte do X Encontro de Administração e Pensamento Social Brasileiro, realizado em parceria da Universidade Federal Fluminense com a Escola de Música Villa-Lobos. Um dos objetivos é homenagear o maestro Heitor Villa-Lobos, no ano em que se completa 60 anos de seu falecimento, como sendo intérprete musical do Brasil.
Márcia Ladeira, museóloga, com formação técnica em música e especialização em Ação Educativa e Cultural em Museus pela UNIRIO (1988). Doutoranda em História Social pela UNIRIO. Ingressou no Museu Villa-Lobos em 1982, sob a direção de Arminda Villa-Lobos. Coordenou projetos educativos, em coparticipação com Valdinha Barbosa, entre os quais os “Mini-Concertos Didáticos”, o “Concurso Museu Villa-Lobos de Jovens Instrumentistas” e o “Curso de Especialização para Regentes de Corais da SEE/RJ”.
Programa:
Senhora Pastora
Piano: Isabelle Cristina
Vamos cirandar
Piano: Salvatore D’itria
Uma,duas angolinhas
Piano:Mariana Zampa
Ciranda Nesta rua, nesta rua
Roberto Salles
Improviso opus 7
Violino: Mateus Marins
piano: Valéria Bertoche
Prelúdio Bachiana 4
Piano: Mateus Marins
Valsa da dor
Piano: Caio Brandão
Chôro n.1
Violão: Tácio Prevatto
Prelúdio n.1
Violão: Marcelo Garcia
Prelúdio n.5
Violão: Erico Alexandre
Trenzinho Caipira
Viola caipira: Daniel Miranda
Melodia sentimental
Canto: Clarisse Grova – violão: Alfredo Machado
O canto do cisne negro
Cello: Camila Maltzahn – piano: Paulo Rogério
Saudade das selvas brasileiras 1 e 2
Piano: Antonio Brinco
Alma brasileira
Piano: Valéria Bertoche