Workshow de Cordas Friccionadas com Renata Neves

workshow-cordas-violino-renata-neves

No dia 19 de agosto (segunda-feira), com entrada franca, a Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa / Funarj, convidou a violinista e compositora carioca Renata Neves para a apresentação do Workshow com Cordas Friccionadas no Auditório Guerra-Peixe.

Neste workshow aberto ao público em geral, Renata Neves compartilhou o que vem aprendendo ao longo de sua trajetória musical, numa palestra ilustrada com exemplos práticos executados ao vivo. O repertório incluiu alguns temas clássicos de forró, choro e samba executados no violino e na rabeca.

Violinista e compositora carioca, Renata Neves é formada em Jazz e Improvisação no Centre de Musique Didier Lockwood na França, integrante do quarteto de cordas cAis, do grupo Forró de Pontuada, e educadora musical, Renata Neves encontrou no violino um caminho para se expressar com liberdade. Fugindo do ambiente acadêmico da UFRJ onde fazia bacharelado em violino, entra para Itibere Orquestra Familia no ano 2000, ampliando assim seus horizontes sonoros. Grava como participação especial em álbuns de diferentes artistas, com destaque para Hermeto Pascoal, André Marques, Chicas, Philippe Baden Powell, entre outros, e trabalha em diversas peças de teatro como para Capitães de Areia com direção musical de Nana Vasconcellos, e Uirapuru com a cia de Mysterios e Novidades. Amante de filosofia, estuda nas horas vagas simbologia, mitologia, e história da arte. Mãe de um adolescente de 16 anos, aprende continuamente sobre as tendências da atualidade.