Trilha do espetáculo Momentos Rio é feita por alunos da Escola de Música Villa-Lobos

Espetáculo acontece no dia 09 de agosto no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro.

Alunos do Curso Técnico irão criar trilha sonora do espetáculo internacional de dança e performance

A Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura / FUNARJ, participa, pelo segundo ano consecutivo, do espetáculo Momentos Rio, um projeto de dança-teatro idealizado e produzido pelo bailarino brasileiro radicado na Alemanha, Vinícius, que coloca em foco a performance e expressão corporal na dança contemporânea.
Alunos do Curso Técnico compõem a trilha sonora
 
Os alunos das turmas de Composição e Arranjo do Curso Técnico da Escola de Música Villa-Lobos, sob orientação do professor Wladimir Tourinho, irão compor a trilha sonora deste lindo espetáculo, que abordará o tema “Fragilidade Humana”. Os alunos tocarão junto ao músico Marcelo Sant´Anna.
 
Como ocorreu no ano passado, já nos primeiros ensaios, os alunos irão se ambientar com os demais integrantes, além de integrar a preparação corporal, e ganhar total liberdade para criação experimental das músicas, conforme a demanda do diretor artístico e coreógrafo Vinícius, num grande encontro entre as linguagens da Dança e da Música.
 
Momentos Rio conta, além da Escola de Música Villa-Lobos, com a parceria da Faculdade Angel Vianna, do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, da produtora Jornada Vídeos, da Escola de Arte e Tecnologia Spect-Taculu, do Instituto Goethe e da Embaixada da Áustria.
 
Momentos Rio
O projeto de performance Momentos foi idealizado pelo diretor e produtor artístico e coreógrafo Vinicius e estreado no verão de 2011 na cidade de Viena. 
 
Com o sucesso do projeto, ele foi implantado posteriormente no ano de 2013 na cidade de Innsbruck, também na Áustria. 
 
Momentos é um projeto de dança-teatro, ou seja, um projeto de dança em que a performance e a expressão corporal, assim como todo o seu processo de acontecimentos estão em foco. O segundo foco é a forma laboratório para o conhecimento da emoção como meio de gerar movimentos individuais e a transformação dos mesmos em dança. Este projeto tem como característica uma série de peças de dança e cada uma delas lida com um certo momento da nossa sociedade no passado, no presente ou no futuro. 
 
Em cada série é dançado um tópico, coreografado e transformado num produto final deste laboratório para uma performance de palco. Por último ele é apresentado a uma plateia como uma peça de dança teatro, num teatro profissional na cidade de Viena, Innsbruck ou Rio de Janeiro, Curitiba ou S. José dos Pinhais. Momentos mantem o caráter de um “work in progress”, apesar do alto nível de profissionalismo, pois as verdades da vida são momentos em eternas mudanças!
 
Outro aspecto significativo do projeto Momentos é a cooperação com outras formas de arte. O encontro com (estudantes) músicos que enriquecem a peça de dança com suas próprias composições e participação dos mesmos nas apresentações ao vivo, assim como os estudantes de cinema, vídeo, moda e fotografia, tanto de uma forma documentária acompanhando todo o processo do projeto de dança, como na participação da peça de dança, o que permite uma intensa troca artística nos diferente níveis sobre o tema abordado na dança, apesar do curto espaço de tempo de produção: No Rio de Janeiro em duas semanas! 
 
Serviço:
Momentos Rio – Edição 2018: Fragilidade humana
Dia 09 de agosto de 2018
19 horas
Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
Classificação: Livre