Série Encontros recebeu violonista João de Aquino

Encontros é um projeto da Escola de Música Villa-Lobos que visa aproximar renomados músicos aos jovens estudantes. João de Aquino foi o convidado do dia 29 de novembro falando de sua carreira como compositor e instrumentista.O encontro contou com a participação do jovem instrumentista João de Meneses, pesquisador da obra de João de Aquino. A conversa foi mediada pelo professor Marcelo Palhares.

João de Aquino:  “Violão Brasileiro”

A obra do compositor e instrumentista João de Aquino é para o do violão brasileiro de desde a década de 70 de extrema importância para a linguagem do violão carioca e brasileiro. A originalidade de suas composições produzidas tem por excelência uma escuta particular das sonoridades brasileiras e a mais profunda identificação com suas crenças e paixões.

A obra de João de Aquino é marcada por uma vivência eclética e por uma produção musical extraordinária, uma referência que se faz imprescindível ao conhecimento das gerações precedentes.

No intuito de tornar sua obra e sua personalidade mais conhecida e familiarizada no âmbito acadêmico por jovens da nova geração de músicos e professores é a que o Projeto Encontros – João de Aquino – Violão Brasileiro – se apresenta como um projeto da Escola de Música Villa-Lobos pela valorização da música de João de Aquino como uma das obras mais notáveis da música brasileira.

Programa:

Corpus de 1974 do álbum ”Festa Brasil” com João e João Meneses ao violão.

Poeira Pura de 1978 do álbum ”Terreiro Grande” num Arranjo novo feito por João de Meneses.