SÉRIE ENCONTROS COM NIVALDO ORNELAS NA PRÓXIMA TERÇA (18/10)

A Série Encontros é um projeto da Escola de Música Villa-Lobos que visa aproximar renomados músicos aos jovens estudantes. Nivaldo Ornelas é o convidado na estreia do projeto e estará falando de sua carreira como compositor e instrumentista e de seu mais recente projeto inspirado nas culturas do Brasil e da Holanda. A apresentação vai contar com a participação do músico David Ganc e a conversa será mediada pelo professor Marcelo Palhares. A entrada é franca.

Colaborador do projeto, o professor do Curso Técnico, Marcelo Palhares, será o mediador. Ele conversará com o público e o flautista convidado, o carioca David Ganc, que gravou, dentre tantos álbuns, um a Série Brasil-Holanda, de Nivaldo Ornelas, com a pianista Maria Teresa Madeira.

Série Brasil-Holanda

A Série Brasil-Holanda é um projeto sinfônico resultado de mais de 12 anos de pesquisa – um ensaio poético musical formado por 15 obras para diferentes formações sobre as raízes artísticas do período em que os holandeses estiveram no Brasil. A colonização holandesa e a participação de Maurício de Nassau tiveram grande impacto no desenvolvimento da Região Nordeste, contribuindo para sua formação cultural e econômica. O concerto de estreia contou com a participação da Orquestra de Sopros Banda Filarmônica do Rio de Janeiro (BFRJ), sob a regência de Antônio Seixas, e músicos convidados: Paulo Braga (bateria), Kiko Continentino (piano), Sérgio Barrozo (baixo), Silvia Braga (harpa) e Cid Ornellas (violoncelo).

“O objetivo do projeto foi mostrar que a música pode ser um instrumento importante de aprendizagem sobre as culturas dos dois países, criando um intercâmbio muito interessante de ritmos. O contato entre culturas tão diferentes encurta as distâncias e contribui para o reconhecimento de valores, para a derrubada de preconceitos e estereótipos entre as nacionalidades”, explica Nivaldo.

Nivaldo Ornelas

Saxofonista, flautista, compositor e arranjador, autor de 200 obras (entre composições para a música popular, instrumental e erudita), foi um dos fundadores do Berimbau Jazz Club, ponto de encontro dos músicos mineiros nos anos 60. Logo depois, participou do Clube da Esquina. Ao longo de 50 anos de carreira, produziu 14 discos autorais. Entre os 16 prêmios que recebeu, destacam-se: Troféu Villa-Lobos pelo disco Portal dos Anjos, e Troféu Chiquinha Gonzaga pelo álbum Viagem Através de um Sonho. Transitando muito bem entre o erudito e o popular, sua arte abrange também composições para cinema, teatro e balé. Entre os trabalhos mais recentes estão: a idealização da Jazz Mineiro Orquestra e a Série Brasil Holanda – ensaio poético musical sobre a influência Holandesa no nordeste.
Site oficial: www.nivaldornelas.com.br.

Série Encontros, com Nivaldo Ornelas