WORKSHOP INTERNACIONAL COM MUSICISTAS DA REPÚBLICA TCHECA

Na segunda-feira, 28 de março, às 16 horas, a Escola de Música Villa-Lobos apresentou o workshop internacional com as musicistas da República Tcheca, a pianista Ingrid Sotolarova e a violinista Anna Kratochvílová. O encontro foi aberto ao público e voltado para todos os alunos.

A pianista Sotolarova é uma concertista internacional com Doutorado de Performance em Artes Musicais na Universidade de Lisboa, Portugal. Vencedora de diversos concursos em seu país, a República Tcheca, e acompanhadora de orquestras importantes, como a da Academia Superior das Artes Musicais de Brno (R. Tcheca), do Conservatório de Música Mayueusis (Galiza, Espanha), da Escola Profissional Artística do Vale do Ave, em Portugal, dentre outros, ela irá abordar no workshop temas de fundamental interesse para quem quer se aprimorar nas teclas, como leitura a primeira vista e improvisação, além de dar exemplos de exercícios para superar as principais dificuldades do texto musical. No fim, haverá uma apresentação.

Junto com Sotolarova, a violinista Anna Kratochvílová também se apresenta. Ela integra o Duo violino e piano, além do Trio Sonus Moravia. Com formação no Conservatório de Música de Kromeriz (R. Tcheca), Anna começou a carreira profissional no Conservatório de Rimski-Korsakov, em São Pertersburgo (Rússia), foi professora e violinista da Ópera Estatal da cidade tcheca de Ostrava, e foi uma das fundadoras da orquestra feminina de corsas Música Poética. É professora em Portugal desde 1989.

Programa:

1) Introdução:
– O papel de pianista-acompanhador e a sua influencia ao percurso dos instrumentistas e cantores;
– As abordagens do acompanhamento de diferentes disciplinas musicais (sopros,cordas e canto);
– Acompanhamento de ballet clássico;
– Problemas frequentes dos pianistas acompanhadores principiantes;
– A importância da preparação pianística apropriada;
– Solista,pedagogo ou acompanhador? Sínteses das profissões.

2) Bases e princípios da leitura da primeira vista;

3) Bases da Improvisação;

4) Exercícios e técnicas para superar as dificuldades do texto musical no tempo mais breve possível, sem esgotamento físico;

5) Audição final.

 

Serviço:

Workshop internacional com duo piano e violino com Ingrid Sotolarova e Anna Kratochvílová (República Tcheca)
Data: 28 de março (segunda-feira)
Horário: 16 horas
Local: Auditório Guerra-Peixe (Escola de Música Villa-Lobos)
Sujeito à lotação
Entrada franca.