Recital na Sala Cecília Meireles com vencedores do I Concurso Nacional de Piano da EMVL

Dando sequência aos Recitais de Piano com os vencedores do I Concurso Nacional de Piano da Escola de Música Villa-Lobos, os jovens pianistas Jordan Alexander, Salvatore D´Itria e Lanxin Zhong se apresentaram na Sala Cecília Meireles, na Terça-Feira, dia 16 de Outubro de 2018, às 18 horas, com entrada Franca. A Escola de Música Villa-Lobos e a Sala Cecília Meireles são espaços da Secretaria de Estado de Cultura / FUNARJ.

Os pianistas foram vencedores dos três primeiros turnos do concurso de piano realizado pela EMVL: Jordan venceu o Turno 3 (13 a 15 anos), Salvatore, o Turno 2 (10 a 12 anos). e Lanxin, o Turno 1 (até 9 anos).

O I Concurso Nacional de Piano da Escola de Música Villa-Lobos, realizado em julho de 2017, teve na comissão julgadora, além de Miguel Proença e Maria Teresa Soares, outros grandes nomes do piano brasileiro, a professora da EMVL, Marcilda Clis, a professora do Instituto Villa-Lobos (UNIRIO), Marina Spoladore, e o professor da Escola de Música da UFRJ, Luiz Senise.

A produção dos recitais e do concurso são de Gláucia Sundin e Nely de Alencar.

Saiba como foi o I Concurso Nacional de Piano da Escola de Música Villa-Lobos 

 

Três jovens talentos do piano brasileiro

Jordan Alexander é mineiro de Belo Horizonte. O jovem pianista de 16 anos já acumula diversos prêmios em seu currículo, como o 1º lugar no Concurso Nacional da Escola de Música Villa-Lobos, o Concurso de Piano Edna Bassetti Habith, o Concurso de Piano Souza Lima e o Concurso Latino Americano Rosa Mística. Em 2012, com apenas 10 anos recebeu o primeiro lugar no turno infantil VI Concurso de Piano Lorenzo Fernandez e, também, os prêmios de revelação e o de melhor intérprete de música clássica. Em 2014, Jordan foi selecionado para a final do Forte International Music Competition, que aconteceu no Teatro Carnegie Hall, em Nova York. Em 2015, conquistou o primeiro lugar na Semana Internacional de Piano, nos EUA, onde ganhou uma bolsa para participar do mesmo evento em 2016 e ainda realizar um recital solo. Também em 2015 recebeu o prêmio de Melhor Integração ao Piano no XIII Concurso de Piano Cora Pavan Caparelli, em Uberlândia e o prêmio de Melhor Oiliam Lanna (4 mãos) no 22º Concurso de Piano “Prof. Abrão Calil Neto”, em Ituiutaba. Em 2016 recebeu o terceiro lugar na competição Piano Talents, realizado em Milão, Itália. Destacam-se outras grandes premiações, como o XI Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith, o 2º Concurso de Piano Casa da Música Porto Alegre, o I Concurso Internacional de Concerto de Piano de Piracicaba, o XV Concurso de Piano Cora Pavan Capparelli e o XXVI Concurso de Piano Souza Lima. Em 2017, apresentou-se com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (OFMG), na Sala Minas Gerais, sob a regência do maestro Marcos Arakaki, e vem conquistando outras láureas.

Programa:

Franz Liszt (1811-1886)
Soneto Del Petrarca
Robert Schumann (1810-1856)
Variações Abegg Op.1
Frederic Chopin (1810-1849)
Ballade in F Major Op.38

Sergei Rachmaninoff (1873-1943)
Prelude Op.32

Franz Liszt (1811-1886)
Pharafrasis De Rigoletto de Verdi

Félix Mendelssohn
Concerto Nº1

Lanxin Zhong é carioca, filha de imigrantes chineses, e já demonstra desenvoltura nas peças de piano apresentadas nos recitais que participa. Conquistou o primeiro lugar do Concurso de Piano da Escola de Música Villa-Lobos com interpretações de obras de Mozart, Mignone e Liszt. Teve aulas com as professoras Linda Bustani e Fernanda Canaud.

Programa

Johan Sebastian Bach
(1685-1750)
Praeludium

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Zangou-se o cravo com a rosa

Robert Schumann (1810-1856)
1. Primeira dor; 2. São Nicolau

Salvatore D´Itria também é carioca e desde cedo vem se apresentando em concursos de piano, como o 1º Concurso Nacional de Piano de Niterói (2º lugar) e o I Concurso Nacional de Piano da Escola de Música Villa-Lobosa (1 º lugar). Participou de gravações para televisão (Rede Globo) e se apresentou, junto à mesma instituição, na Sala Cecília Meireles em 2017.

Programa

Benjamin Haydon (1786-1846)
Sonata em Sol Maior

Claudio Santoro (1919-1989)
Peças infantis

Dmitry Kabalevskiy (1904-1987)
Toccatina

 

Serviço:

Recital de Piano – Vencedores do I Concurso Nacional de Piano da Escola de Música Villa-Lobos: Jordan Alexander (MG), Salvatore D´Itria (RJ) e Lanxin Zhong (RJ).
16 de setembro de 2018, às 18 horas
Sala Cecília Meireles
Rua da Lapa, 47, Lapa – Rio de Janeiro/RJ
Entrada Franca
Classificação Livre