PIANISTA LUIZ SENISE REALIZA MASTERCLASS PARA ALUNOS

A Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ, recebeu o professor Luiz Senise para a masterclass “Piano em Debate”, que aconteceu no Auditório Guerra-Peixe no dia 13 de julho, às 15 horas. O encontro foi voltado para estudantes e praticantes de piano, com entrada franca.

Senise é uma das maiores referências do piano brasileiro, elogiado pela crítica internacional por sua interpretação de Debussy e Liszt no Carnegie Recital Hall, em Nova York. Discípulo de Elzira Amábile, aperfeiçoou-se com Jacques Klein, Arnaldo Estrella e Magda Tagliaferro, e teve também estudos internacionais na Áustria, Suíça e França, é mestre em música pela Universidade Musical de Paris e pela UFRJ. Vem ministrando centenas de cursos públicos e masterclasses destinados à reciclagem de professores e alunos. Dentre outros feitos, foi orientador artístico, organizador, membro e presidente de júri em importantes concursos nacionais e internacionais de piano e música de câmera e coordenador de projetos na EM/UFRJ  e na FUNARTE/MEC.

A masterclass Piano em debate

O objetivo principal foi debater o estudo do instrumento, sua performance na apresentação, e a ponte entre o ensino do Piano no curso de formação e no ambiente universitário.

Aguarde vídeo sobre a masterclass.

Convidados:

Neste workshop, Luiz Senise convidou três de seus alunos, Ramon Theobald, graduando no bacharelado, e que já realizou concertos na Alemanha e Itália, Rafael Ruiz, que também é graduando, vencedor de concursos nacionais, foi solista da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Além da portuguesa, Catarina Real Oliveira, que é graduada no bacharelado na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo no Porto, e hoje integra a classe de piano do Prof. Luiz Senise, no âmbito de um intercâmbio com a Escola de Música da UFRJ.

Imagens:

Programa: