Auditório Guerra-Peixe recebeu palestra sobre cuidados com a voz

A Escola de Música Villa-Lobos recebeu, na quarta-feira (10/06), em seu Auditório Guerra-Peixe, a fonoaudióloga e musicoterapeuta Emilia Cassiano para a palestra “Voz Cantada: convergências entre o trabalho técnico de canto e a clínica fonoaudiológica”. A palestra ocorreu no Auditório Guerra-Peixe, que esteve quase lotado de alunos e professores interessados em se aprofundar nos cuidados com a voz.

Com experiência em pesquisas e tratamento em saúde e orientação vocal, Emilia Cassiano abordou na palestra “Voz Cantada” uma interface entre a técnica de canto e a clínica fonoaudiológica. A ex-aluna da Escola de Música Villa-Lobos passou pela evolução da literatura de canto, desenvolvida a partir do século XIX, e listou mecanismos de utilização da voz, como técnicas de respiração, apoio vocal, ataque vocal, registros vocais, extensão tonal, dinâmica vocal, ressonância, flexibilidade, agilidade e estabilidade vocal.

O debate explorou também o olhar da medicina sobre a fisiologia do exercício, correlacionando o tema às técnicas fonoaudiológicas utilizadas na clínica vocal e ao trabalho de canto. Discutiu ainda os principais objetivos de um planejamento terapêutico individualizado e a contribuição da fonoaudiologia para as vozes de cantores.

Emília Cassiano:
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida (2009), Aprimoramento em Voz pelo CEV/SP – Centro de Estudos da Voz (2013); Mestrado em Musicologia pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Tem experiência na área de Voz com ênfase em Distúrbios da Voz, Estética Vocal, Voz Cantada e Gagueira, atuando nos seguintes temas: pesquisa em voz, transtornos da voz, orientação vocal, consultoria fonoaudiológica e saúde vocal. É preparadora vocal de cantores líricos e populares, atores do teatro e da televisão, além de outros profissionais da voz. Leciona aulas de canto no Movimento Musical (Barra da Tijuca – RJ) desde 2001. Realiza a preparação vocal da premiada Companhia Guerreiro de Teatro (Ipanema -RJ) desde 2010 e de vários atores/cantores para diversos musicais no Rio de Janeiro desde 2006. Ministra cursos e palestras sobre Fonoaudiologia e Canto.