NEXT LEVEL LEVOU O HIP HOP DOS ESTADOS UNIDOS PARA A ESCOLA DE MÚSICA VILLA-LOBOS

No dia 20 de março, o Auditório Guerra-Peixe da Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ, em parceria com o Consulado dos Estados Unidos, recebeu o Next Level, iniciativa que convida artistas e educadores imersos na cultura Hip Hop para comunidades e instituições educacionais de diversos países.
Experientes na cena Hip Hop dos Estados Unidos, os artistas convidados conversaram com os alunos sobre o trabalho desenvolvido pela Next Level, de apresentar as oportunidades que o Hip Hop e suas vertentes (rap, dança, grafite e discotecagem) oferecem a jovens de comunidades carentes em todo mundo.
A MC AtLas Trinise Crowder, o DJ Rayder Brian Ellis, o beatmaker King Khazm, o dançarino Jacob Kujo Lyons, e o gerente do site Next Level, Kane Smego contaram um pouco da realidade em que vivem nos Estados Unidos, e o público percebeu uma ponte bastante semelhante entre as dificuldades vividas pelas pessoas carentes aqui e lá.
O encontro com os artistas do Hip Hop dos Estados Unidos foi um grande intercâmbio cultural oferecido aos alunos da Escola de Música Villa-Lobos.
Os artistas:
MC AtLas Trinise Crowder:
Uma artista experiente, fundadora e criadora do Movimento Intencional, um projeto que combina educação hip-hop com saúde e educação física. Ela já facilitou workshops nos Estados Unidos, Japão, Coréia, Guam e Itália, além de já ter ensinado a milhares de jovens na região do Tri State (Nova York, Nova Jersey e Connecticut). Como artista e educadora, AtLas foi treinada pela Sra. Toni Blackman para se tornar mestre do freestyle, acreditando no mérito de ensinar improvisação lírica como uma habilidade de vida e como um meio de capacitar os alunos a honrar suas vozes. Seu lema é: “Se não gosta do que vê, mude para melhor. Se não gosta do que escuta, ofereça uma perspectiva diferente. Você sempre terá opções”.
DJ Rayder Brian Ellis
Educador renomado, DJ, produtor e MC. Desde 2008 vem atuando como professor assistente no Berklee College of Music e também como DJ e produtor do Revive Music Group, um grupo de repertório inovador que combina influências de jazz e hip-hop. Profundo conhecedor do hip hop e um aficionado do jazz, o DJ Raydar Ellis magistralmente combina os dois gêneros e cria música que as pessoas podem adicionar à trilha sonora de suas vidas. Raydar tem trabalhado extensivamente com grupos sem fins lucrativos como o Boys & Girls Club e organizações lendárias na área musical como a Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação (NARAS). Recentemente, Raydar foi o remixer oficial e um produtor creditado do LP Supreme Sonacy do Revive Music Group/Blue Note Records, sendo que atualmente ele está escrevendo um livro para o departamento de composição do Berklee College a ser lançado em 2017, que descreve as práticas de produção e remix por ele utilizadas.
King Khazm
Produtor premiado, artista, MC, educador e líder comunitário, que há mais de uma década exerce o cargo de diretor-executivo do 206 Zulu, uma das organizações comunitárias mais importantes para a cultura hip-hop no Noroeste Pacífico. Ele lecionou em universidades em todo o estado de Washington e tem orientado jovens enfrentando vícios e desafios de saúde mental. Sendo cadeirante, ele trabalha como defensor das pessoas portadoras de deficiências. Sendo um indivíduo biracial e portador de deficiência, oriundo da parte sul de Seatlle, a história de Khazm de perseverança é um testamento aos princípios fundadores de Hip Hop.
Jacob Kujo Lyons
B-boy internacionalmente reconhecido e várias vezes premiado, que trabalhou extensivamente com o Departamento de Estado dos EUA em inúmeros programas internacionais na Inglaterra, Escócia, Bahamas, Senegal, Marrocos, Panamá e Costa Rica. Ele é o fundador, diretor artístico e coreógrafo da Companhia de Dança Lux Aeterna e coreógrafo e dançarino principal do ILLAbilities Crew. Além de atuar como um b-boy profissional durante 21 anos de carreira, Kujo tornouse também um coreógrafo e acrobata/aerialista premiado como freelancer de circo. Kujo nasceu com 100% de surdez s sensorioneural em sua orelha direita, e sofreu vários casos de perda auditiva condutiva em sua orelha esquerda, o que o forçou a compensar, concentrando-se mais na força e movimentos de poder, em vez de concentrar-se na musicalidade de toprock e footwork. Ele e a sua equipe, Soul Control, tornaram-se famosos rapidamente como inovadores de movimento de poder, conhecidos principalmente por lançarem para o mundo um movimento obscuro intitulado “air flare”. Os air flares tornaram-se parte integral do vocabulário dos b-boys.
Next Level
A iniciativa é patrocinada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos em associação com o Departamento de Música da Universidade da Carolina do Norte. Next level se baseia no legado histórico dos Embaixadores do Jazz do Departamento de Estado, os primeiros a viajar pelo mundo nos anos 50 para conectar-se com as pessoas utilizando-se da música.