Música nas Férias

A Escola de Música Villa-Lobos está em seu período de férias, mas isso não significa que a música ficará ausente da sua rotina durante o verão. A cidade do Rio oferece durante o período de janeiro a fevereiro uma vasta programação musical, para todos os gostos e bolsos.
Com festivais, shows de rock, MPB e samba, a diversidade musical combina com a pluralidade cultural da cidade.

O “Rio Music Conference” acontece entre os dias 04 e 17 de fevereiro, em meio ao Carnaval Carioca. A conferência de música eletrônica é uma das mais renomadas do gênero na América do Sul e visa conectar profissionais do setor e oferecer oportunidades a quem deseja investir nesse mercado. Além da conferência o evento também oferece um festival que acontece na Marina da Glória durante as noites, bem no meio do Carnaval – para aqueles que não abandonam a música eletrônica nem na época do samba. A programação é diversificada e com nomes importantes do circuito eletrônico internacional.

Banda do MarPara quem curte um clima mais “carioca”, o “Rider Weekends” acontece entre os dias 15 a 31 de janeiro também na Marina da Glória, com um line-up que vai de Criolo, Banda do Mar e até DJ Malboro. O festival é a cara do Rio e oferece a seus participantes a junção de música, festa, instalações, projeções e intervenções de artistas gráficos.

Aos apaixonados por electropop, synthpop e urban music o “MECA Festival” acontece no dia 18 de janeiro na Estação Leopoldina e vai contar com shows de Aluna George, Citizens!, Years & Years e La Roux. Considerado o “maior menor festival do mundo”, o MECA comemora seu quinto aniversário e vem pela primeira vez ao Rio. O destaque desse ano é a banda inglesa La Roux, composta por Ben Langmaid e Elly Jackson. Vencedores do prêmio Grammy o grupo foi formado em 2008 e vem ao Brasil para divulgar seu segundo álbum intitulado “Trouble In Paradise”.

 

 

Não só de festivais serão os meses de férias, com uma vasta programação de shows a cidade ficará bem agitada ao receber bandas internacionais como Foo Fighters e DJ David Guetta e também importantes nomes da música brasileira como Geraldo Azevedo, O Rappa, João Bosco, Maria Rita, Milton Guedes e a icônica Maria Bethânia, além de diversos outros artistas que estão na agenda da cidade.

Quem gosta de curtir praia e música ao mesmo tempo tem o “Projeto Verão Rio”, uma realização do jornal O Globo e da Orla Rio, a edição deste ano traz desfiles, festas e shows musicais no quiosque montado no Posto 10, em Ipanema. Shows de Marcelo Jeneci, Jamz, Moveis Coloniais de Acaju, Mombojó e Ana Cañas, o projeto terá além desses artistas outras atividades como aulas de ioga e oficinas, tudo de graça (confira a programação completa aqui).

Em comemoração aos 450 anos da cidade o projeto “Musica no Museu” dedica a maior série de música clássica do Brasil ao aniversário da cidade. Em janeiro a programação acontece nos diversos centros culturais da cidade, quase todos os dias e é gratuito (confira a programação completa aqui).

O projeto “Rio 450 anos” traz, para antecipar o carnaval, o “Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas“, que vem resgatar a tradição dos antigos carnavais durante os meses de janeiro e fevereiro. Contando no dia 18 de janeiro com um Baile de Semifinal do Concurso na Parada da Lapa (chopperia charmosa em frente aos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro – ao lado da Fundição Progresso). O evento contará com shows da Banda Fundição formada por instrumentistas de primeiro time e grandes intérpretes como Alfredo Del-Penho, Pedro Paulo Malta, Matias Correa e Mariana Bernardes. Ocorrerá também neste dia o lançamento do disco “Melhores Marchinhas do Carnaval 2015”, parceria da Fundição Progresso com a gravadora Som Livre. E no dia 01 de fevereiro, domingo, o Grande Baile Final na Fundição Progresso, onde será escolhida a grande campeã do ano.

O Rio não para e oferece nos meses de verão uma programação para todos os gostos e bolsos, sempre com a música como plano de fundo. Vale a pena conferir, pegar uma praia e não deixar que a música pare nem no período de descanso. Essas são só algumas das dicas de verão da Escola de Música-Villa Lobos.
Vem mais por aí!