Grupos corais da Villa-Lobos celebram natal na Sala Cecília Meireles

“Quando o Natal chegar”. Convidada especial: Gianetta Baril

A Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa RJ / FUNARJ, realizou o espetáculo natalino “Quando o Natal chegar”, com a convidada especial, a harpista canadense Gianetta Baril, junto do coro Madrigal do Villa, formado por alunos do curso técnico e o conjunto vocal feminino Sexteto, formado com as professoras de canto da escola, Clarisse Grova, Hélida Lisboa, Isabela Vieira, Renata Vianna, Suzana Santana e Valbiana Coutinho, na Sala Cecília Meireles, no dia 10 de Dezembro, às 19 horas.

Imagens: Pedro Soares

“Quando o Natal chegar” é um espetáculo realizado pela Escola de Música Villa-Lobos, com direção musical de Leandro Gregório, coordenador geral, pianista, professor e regente fundador do coros “Juvenil” e “Madrigal do Villa” da escola, que chega a sua terceira edição neste ano de 2019. A estreia ocorreu no Theatro Municipal, em 2017, com o tradicional “Oratório de Noël”, de Charles-Camile Säens-Saint (1835-1921). Em 2018, o programa privilegiou obras natalinas dos estilos barroco brasileiro e contemporâneo diversificados, além de obras folclóricas de diferentes países.

O Madrigal do Villa, fundado em 2017, reúne cerca de 30 cantores adultos, alunos de todos os cursos da Escola de Música Villa-Lobos ou colaboradores, tem como proposta musical difundir repertório de cunho religioso/ritualístico de origens, estilos, compositores e arranjadores diversos.

Apesar de pouco tempo de formação, o grupo já realizou concertos em espaços expressivos na cidade do Rio de Janeiro, tais como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, como o Oratorio de Noël (Camille Saint-Saëns), na Sala Cecília Meireles, com repertório Colonial Brasileiro, e no Conservatório Brasileiro de Música, com o repertório de estilo negro-americano.

A regência é de Leandro Gregório, com acompanhamento ao piano de Edilson Leal e preparação vocal de Hélida Lisboa e Suzana Santana.

Gianetta Baril
Gianetta Baril é uma harpista canadense com mais de 30 anos de carreira, sempre elogiada por sua presença encantadora, arte dramática e técnica espetacular. Com diversos trabalhos, Gianetta é regularmente convidada a se apresentar com muitos grupos musicais como o Foothills Brass, Bok Brass e Looking Glass Duo, bem como com o Luminous Voices, e como solista com o Red Deer Symphony e Edmonton Symphony. Com Storymusic, um grupo criado para realizar histórias ao lado de obras-primas clássicas para crianças, tocou recentemente para crianças imigrantes em vários locais em Calgary graças ao apoio do Centro Nacional de Artes. Em 2015, Gianetta estabeleceu duas turmas de harpa em projetos sociais de música nas comunidades do Rio de Janeiro. Gianetta retorna pelo menos duas vezes por ano para dar masterclasses e renovar seus compromissos de ensino voluntários em todo o Brasil. Em abril de 2016, teve a honra de apresentar o recital de abertura da Primeira edição do Rio Harp Festival de São Paulo no Brasil, apresentando ao público todas as cores da harpa do repertório de harpa canadense tradicional e contemporâneo, incluindo a tour-de-force de R. Murray Schafer- A coroa de Ariadne.
Página oficial: For Love of Harp – Gianetta Baril

Suzana Santana
Val Coutinho

Madrigal do Villa:
SOPRANOS: Gisele Abrantes, Lilian Nunes, Mila Andará, Suzana Santana, Taís Rodrigues
CONTRALTOS: Alessandra, Aline Gomes, Bianca Frese, Fernanda Lemos, Juliana Alves,
Sarah Neves, Taylis Portes, Val Coutinho.
TENORES: Cláudio Van, Eduardo Barbosa, Estevão Travasso, Everton Almeida, Fernando
Ribeiro, Guilherme Menegucci, Leonardo Esteves, Pedro Saddy.
BAIXOS & BARÍTONOS: André Sena, Átila Soares, David Monteiro*, Eduardo Crespo,
Francisco Manhães, João Paulo Santiago, Leandro Pereira*,Weslwy Vasconcellos.
(*) Convidados