Fina Batucada e Mestre Riko, há 20 anos incluindo as mulheres na percussão

A Bateria Feminina Fina Batucada nasceu com o professor da Escola de Música Villa-Lobos, Mestre Riko. Em 1998, ele criou um grupo de percussão exclusivamente de mulheres. O pouco tempo de apresentações rendeu ao grupo, já no carnaval de 2002, o prêmio de melhor bateria de Escola de Samba (Grupo Mirim), cedido pela Liga das Escolas Mirins.

Em 2003, a Fina Batucada ganhou o Estandarte de Ouro, cedido pelo Jornal O Globo. Tal premiação abriu portas para que o grupo fosse responsável, a convite da Prefeitura do Rio, pela abertura do desfile das escolas de samba campeãs do carnaval carioca daquele ano.

Pela sua qualidade técnica e carisma, a Fina Batucada é convidada para tocar em diversos eventos além das passarelas de onde desfilam escolas de samba.

As alunas participaram da edição do dia 15 de agosto de 2018 do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo, em matéria que pode ser conferida no link abaixo: