Escola de Música Villa-Lobos leva seus grupos para apresentações gratuitas em espaços públicos

De 26 de outubro a 18 de dezembro, grupos da Escola de Música Villa-Lobos presentearão o Rio de Janeiro com música em ruas, espaços públicos e teatros da rede estadual.

Serão 16 apresentações gratuitas, dentro do projeto itinerante “Escola Ao Vivo” – nove, ao ar livre, em locais públicos e de grande movimentação (Praça Tiradentes, Metrô Carioca, Central do Brasil, Praça XV, Praça Saens Pena), sendo sete delas em modelo de flash mob, e sete em teatros do estado (Teatro Arthur Azevedo, Teatro Armando Gonzaga, Teatro Mário Lago, Sala Cecília Meireles).

Projeto inicia sábado, 26/10, com a Fina Batucada
O projeto “Escola Ao Vivo” será aberto no Largo do Machado, às 11h de sábado, pelo grupo Fina Batucada, bateria feminina composta por ritmistas e cantoras da Villa-Lobos, comandado pelo Mestre Riko

Ao longo do projeto, os grupos que irão se apresentar são Bitucanto, Doces Bardos, Fina Batucada, Trio do Trem, Bloco do Villa, Quando o Natal Chegar, Auto de Natal, Tinhosim da Garrafa e Chorões da Villa, e os repertórios, em dias alternados, incluirão trabalhos de Milton Nascimento, chorinho, musicais natalinos e até uma ópera original que remete a lendas luso-brasileiras.

Confira a programação completa e informações sobre os grupos que participam:

Fina Batucada
Grupo de percussão com ritmistas mulheres criado em 1998 pelo professor Mestre Riko. O grupo é protagonizado por mulheres de todas as idades, com destaque para a maestrina de bateria, Laís Viana, e a intérprete Byanna Black. A Fina Batucada participa de apresentações em diversos espaços da cidade, como Rio Scenarium, além de abrir o desfile das campeãs do carnaval na Marquês de Sapucaí junto aos Embaixadores da Alegria.

Doces Bardos
Grupo coral dirigido e criado pela cantora e professora Clarisse Grova, com alunos de canto de diversas faixas etárias dos cursos da Escola de Música Villa-Lobos. O grupo surgiu com apresentação no Teatro João Caetano em Novembro de 2018, com repertório em homenagem aos 40 anos do álbum “Clube da Esquina 2”. O preparo cênico é de Heloisa Stockler e Emmanuel Souza.

Bitucanto
O espetáculo “Bitucanto”– um show com inserções cênicas em homenagem a Milton Nascimento – teve sua primeira apresentação na Sala Cecília Meirelles em dezembro de 2016, no espetáculo “Casa de Sonhos”, realizado pela Escola de Música Villa-Lobos. O repertório conta com músicas selecionadas entre as obras-primas de Milton Nascimento, arranjadas para as vozes dos 30 integrantes do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos. No repertório, canções emblemáticas, como “Maria, Maria”, “Cais”, “Caçador de mim”, “Travessia”, “Nos bailes da vida”, dentre outras. Todos os cantores tiveram sua formação na EMVL e se dedicaram para homenagear, à altura, este ícone da Música Popular Brasileira.

Trio do Trem
Erick Tomás, Kelvin Kelcio e Tiago Alves, compõem o Trio do Trem, grupo surgido para arrecadar fundos tocando nos trens do Rio de Janeiro, com o obejtvo de angariarem três passagens para um curso de verão da Premier Orchestral Institute, situado na cidade de Jackson, no estado americano do Mississippi. E eles conseguiram! Além de vaquinha virtual e dos valores dados pelos passageiros, o Trio do Trem também tem suporte dos professores Andre Hack e Paulo Miranda. Erick é aluno do Curso Formação Musical, Tiago e Kelvin são ex-alunos egressos da Escola de Música Villa-Lobos. O repertório é diverso, com canções clássicas, como o “Canon” de Johann Pachelbel, “Havana”, de Camila Cabello, e “Bella Ciao”, cântico popular italiano e trilha da série “La Casa de Papel”.

O Tinhosim da Garrafa
Tinhosim da Garrafa é uma ópera original que remete a lendas luso-brasileiras, como o fradinho-da-mão-furada e o saci. O público vai se emocionar com muita literatura de cordel, repente, embolada, forró-pé-de-serra, apresentados por músicos da Escola de Música Villa-Lobos, entre conjuntos corais, intrumentistas, professores e alunos. Sinopse: dois sertanejos, José e Manuel, vivem encantados com a coleção de cachaça do grande fazendeiro Jovenildo. Num momento em que Jovelino viaja, José e Manuel veem uma oportunidade de ficar sozinhos no escritório onde fica sua coleção para tentar roubar pelo menos uma dose de alguma das cachaças especiais. Acontece que na coleção de cachaça há uma garrafa com o Tinhozim, e durante a bebedeira, eles percebem que beberam a cachaça em que o capetinha estava guardada.

Chorões da Villa
O grupo é liderado pelo bandolinista Adriano de Palma, professor do Curso Técnico da Escola de Música Villa-Lobos, que levará seus alunos para mostrar o repertório tradicional deste gênero genuninamente brasileiro, o Choro.

Bloco do Villa
Primeira saída do bloco de carnaval da Escola de Música Villa-Lobos, resultado de oficinas de sopros (trombone, trompete e saxofone) e de percussão brasileira. A ideia é unir centenas de instrumentistas, entre alunos e não alunos, e formar um grande bloco carnavalesco, entoando as marchinhas tradicionais do carnaval carioca.

Programação

  • Outubro

26 de Outubro – 11h
Fina Batucada
Largo do Machado (Largo do Machado)

  • Novembro

02 de Novembro – 17h
Doces Bardos
Praça Tiradentes (Centro)

05 de Novembro – 18h30
Bitucanto
Metrô da Carioca (Centro)

10 de Novembro – 18h
Doces Bardos
Teatro João Caetano (Centro)

12 de Novembro – 18h
Fina Batucada
Teatro Arthur Azevedo (Campo Grande)

14 de Novembro – 18h
Trio do Trem
Central do Brasil (Centro)

20 de Novembro – 18h
Chorões da Villa
Praça Tiradentes (Centro)

22 de Novembro – 19h
O Tinhosim da Garrafa
Teatro Armando Gonzaga (Marechal Hermes)

30 de Novembro – 18h
Bitucanto
Teatro Armando Gonzaga (Marechal Hermes)

  • Dezembro

04 de Dezembro – 17h
O Tinhosim da Garrafa
Praça XV (barcas) (Centro)

07 de Dezembro – 18h
O Tinhosim da Garrafa
Praça Tiradentes (Centro)

10 de Dezembro – 19h
Quando o Natal chegar
Sala Cecília Meireles (Lapa)

11 de Dezembro – 18h
Doces Bardos
Praça Saens Pena (Tijuca)

12 de Dezembro – 19h
Auto de Natal
Teatro Armando Gonzaga (Marechal Hermes)

17 de Dezembro – 18h
Auto de Natal
Teatro Arthur Azevedo (Campo Grande)

18 de Dezembro – 18h
Bloco do Villa
Largo da Carioca (Centro)

A Escola de Música Villa-Lobos é um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa / Funarj.