Duo Violino e Piano lotou Auditório Guerra-Peixe

O Auditório Guerra-Peixe ficou lotado com a apresentação do violonista Álvaro Carriello e o pianista Rodrigo Couras. Os dois voltaram à Escola de Música Villa-Lobos no dia 20 de maio, após quase dois anos. O entrosamento dos dois levou o público a se emocionar com um programa com composições de Antônio Santana e do próprio Álvaro Carriello.

Os dois músicos foram alunos da Escola de Música Villa-Lobos e hoje traçam uma carreira de sucesso no campo da música erudita e popular, incluindo apresentações pela Europa, orquestras e projetos sociais. Álvaro Carriello é membro da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF e participou da orquestra “Pixinguinha na Pauta”. Rodrigo Couras é responsável pelo projeto Pianista do Amanhã e criou o Casarão da Cultura, que atende crianças e jovens do Complexo do Alemão com aulas de música, inglês e francês.

Alvaro Carriello é bacharel em violino pela Uni-Rio. Sob orientação de Mariana Salles, iniciou seus estudos musicais na Escola de Música Villa-Lobos, se tornando spalla (primeiro violino) da Orquestra de estudantes. Em 2000 participou do Intercâmbio Cultural França-Brasil, se apresentando nas cidades de Sèvres, Bellegarde e Paris. Como compositor, vem escrevendo para diferentes grupos musicais, como a Orquestra Coral Petrobrás, o Grupo Afinatto e a Camerata Dias Gomes, o Duo Fugit Tempus, a Orquestra Juvenil da UFRJ e a Orquestra do Conservatório Brasileiro de Música. Como músico de câmara tem se apresentado com o pianista Rodrigo Couras, divulgando obras do compositor Antonio Santana. Na música popular, atuou como músico convidado na orquestra “Pixinguinha na Pauta”. Atualmente é membro da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF.

Rodrigo Couras é bacharel pela UFRJ, sob orientação da Dra. Sônia Goulart. Estudou na Escola de Música Villa-Lobos entre 1995 e 2001, onde também foi pianista da Orquestra de estudantes. Em 2000 participou do Intercâmbio Cultural França-Brasil. Em 2006 se mudou para a França. Estudou em Paris na Ecole Normale de Musique de Paris, com o pianista Henri Barda. Na Europa atuou como pianista acompanhador, músico de câmara e professor de piano e solfejo. Trabalhou com o pianista e compositor Antonio Santana, revisando, editando e interpretando inúmeras obras para diversas formações, disponíveis no site www.inter-note.com. De volta ao Brasil em 2015, criou o projeto Pianista do Amanhã e o implantou no Casarão da Cultura, localizado dentro do Complexo do Alemão, atendendo crianças e jovens com aulas de piano, teoria, Inglês e Frances.

Programa:

Bailarina solitária (2011)

 Pastiche burlesque em forma de tarantela (2011)

 Berceuse em forma de vocalise (2011)

 Suite Brasileira (2012)

I- Toada

II- Lamento

III- Rala bucho

 Dueto lírico (2011) – Adagio expressivo

 Sonata em três movimentos (2011)

I- Moderato

II- Adagio

III- Andante sostenuto

 Serenata (2009) – Allegro

Serviço:
Duo Violino e Piano, com Álvaro Carriello e Rodrigo Couras
Dia 20 de maio, às 19 horas
Auditório Guerra-Peixe
Escola de Música Villa-Lobos
Rua Ramalho Ortigão, 9, Centro, Rio de Janeiro/RJ
Entrada franca – senhas a partir das 17h.
Informações: 2332-9168