Cursos livres da Escola de Música Villa-Lobos

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

A Escola de Música Villa-Lobos abre inscrições para seus cursos livres. Confira:

CURSOS DE FÉRIAS

1) Noções Básicas de Como Produzir Música Eletrônica

Curso de férias que abrange os princípios básicos da produção de música eletrônica. Durante o curso, o aluno irá criar um projeto com todas as etapas para montar a sua própria música do início ao fim. Também irá aprender a criar bateria, melodia, harmonia, efeitos, linhas de contrabaixo, automações, mixagem/master. Além disso, ele será apresentado ao famoso VST (Virtual Studio Technology) para integração de efeitos e instrumentos virtuais. O software base será o Ableton Live, mundialmente conhecido e com uma interface intuitiva e de fácil manuseio. Professor: Rosberg Rocha.

Leia as informações completas deste curso.

2) Curso de Férias de Ukulelê

Voltado para entusiastas do instrumento, desde amadores a músicos profissionais, este curso apresenta diversas técnicas de execução do ukulelê (solo e acompanhador), bem como informações sobre suas origens e sua história até os dias de hoje. Professor: Vinícios Vivas

Leia as informações completas deste curso.

3) Curso de Batucada Mirim do Mestre Riko – GRATUITO!

INSCRIÇÕES ENCERRADAS. O curso tem o objetivo de integrar crianças de 4 a 12 anos aos instrumentos de percussão e à prática de conjunto, aproveitando-se do período de férias pré-carnaval. Professor: Mestre Riko.

Leia as informações completas deste curso

4) Curso de Férias de Sanfona

Em aulas coletivas, a professora Norma Nogueira volta com o método da Oficina de Sanfona, realizada no último mês de agosto, que atraiu muitos alunos e terminou com uma apresentação especial de todos com a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro. Voltado tanto para iniciantes quanto para músicos avançados em instrumentos sanfonados.

5) Curso de Férias de Rabeca

O curso irá apresentar ao aluno as diversas técnicas do instrumento, tanto solo como acompanhador, bem como um histórico sobre sua origem, evolução e utilização nos dias de hoje. Professor: Rodrigo Bis

6) Curso de Férias: A Arte da Improvisação

O curso tem o objetivo de dar aos alunos as ferramentas essenciais para desenvolver a linguagem da improvisação na música moderna – seja jazz, MPB, pop, blues, etc, além de passar elementos de teoria musical atualizada para poder estruturar e analisar estes estilos musicais. Professor: Jeff Gardner.

Leia as informações completas deste curso

7) Curso de Férias: Técnicas neurolinguísticas aplicadas a preparação de performance

O curso tem o objetivo de fornecer ferramentas para auxiliar o músico a não se atrapalhar pelo nervosismo durante a apresentação pública. Os alunos desenvolverão atividades como jogos e técnicas de meditação, além de palestras organizadas pela professora Fernanda Canaud

8) Curso de Férias: Oficina Cantar em Cena

A oficina irá desenvolver a prática do uso da voz e as técnicas vocais, além da afinação, respiração, impostação, projeção da voz e a interação do corpo com o espaço cênico. Também irá abordar a percepção e a leitura da canção (prosódia, poética da canção). Também irá trabalhar a prática de improviso vocal sobre bases harmônicas. Ideal para formação de repertório para testes de habilidade específica. Professora: Annabel Albernaz.

CURSOS LIVRES

1) Áudio Básico (Módulo 1)

O curso abrange os princípios básicos do áudio desde os elementos de acústica até o funcionamento dos dispositivos eletrônicos utilizados em espetáculos e gravações ao vivo.

Informações em breve

2) Música e Tecnologia

O curso tem como objetivo habilitar músicos a trabalharem com meios digitais na composição, gravação e finalização de áudio para diversos fins, como trilhas sonoras para audiovisual, instalações, performances e peças de teatro, e outros processos autorais. Professor: Orlando Scarpa Neto.

Leia as informações completas deste curso.