CURSOS ESPECIAIS DE FÉRIAS: INSCRIÇÕES ABERTAS

Inscrições encerradas. Aguarde abertura dos próximos cursos especiais.

A Escola de Música Villa-Lobos abre inscrições para seus cursos especiais de férias. Os cursos são oferecidos em convênio com a AMAVILLA (Associação dos Músicos, Professores e Amigos da Escola de Música Villa-Lobos).

Para se inscrever, é preciso entregar na Secretaria do Curso Básico os seguintes documentos:

Cópia atualizada do RG ou outro documento oficial com foto
Comprovande de residência
Duas fotos 3×4

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Cantar em Cena

elis-a-musical-volta-ao-rio-de-janeiro-um-ano-apos-estreia-na-cidadeA Oficina Cantar em Cena é um espaço de experimentação e aperfeiçoamento das
possibilidades de invenção com a voz e o corpo, em torno e a partir da canção popular brasileira. Voz, corpo e cena são os eixos dessa oficina dirigida a cantores (iniciantes ou não),
atores e a todos os interessados na expansão do conhecimento técnico da voz e do desempenho cênico.

Período: 11 de janeiro a 01 de fevereiro
Dia: Quartas-feira, de 18h às 20h
Valor: R$ 280,00

Professora: Annabel Albernaz
Professora de canto da Escola de Música Villa-Lobos; Mestre em Artes Cênicas – UNIRIO; Formação Psicanalítica – ICP (Instituto Clínico Psicanalítico) – EBP (Escola Brasileira de Psicanálise)

Apreciação, Estética e História Musical

Posters_History_of_Rock_Collage_PosterO objetivo do curso é inserir a comunidade escolar musical em uma proposta totalmente inovadora, visando conhecimento e cultura musical em todas as vertentes musicais. Com aula totalmente interativa contando aproximadamente 10.000 dvds/CDS tem também como meta estimular a pesquisa musical saindo do lugar-comum para todos os níveis e formação de plateia.

Período: 11 de janeiro a 03 de fevereiro
Dias: Quartas e Sextas-feira, de 18h às 20h
Carga Horária: 14 horas
Valor: R$ 100,00

Professor: Mauro Wermelinger
Pesquisador musical com prática em aula de Noções de Estética, Panorama, Estética e História da música na Escola de Música Villa-Lobos, desde 1995.

Preparatório para Testes de Habilidades Específicas – Módulo I

3013971-poster-1920-spotify-and-new-york-city-schools-get-together-to-hack-on-music-educationO objetivo do curso é Preparar os alunos para Testes de Habilidade Específicas (THE).

Período: 09 de janeiro a 10 de fevereiro
Dias: Segundas, quartas e sextas-feiras, de 18h ás 19h30
Valor: R$ 350,00

Professor: Marcos Marques, professor da Escola de Música Villa-Lobos. Formação: UFRJ.

============================================

Piano clássico e técnica pianística

maxresdefaultO curso visa desenvolver o talento musical; Preparar repertório; Trabalhar interpretação; Trabalhar técnica pianística, para melhorar agilidade, independência e velocidade dos dedos, além da regularidade rítmica.

Período: 09 de janeiro a 20 de fevereiro
Dia: Segunda-feira.
Turma I: de 16h às 18h
Turma II: de 18h às 20h
Valor: R$ 300,00

Professor: Rodrigo Couras
Formado pela UFRJ, com especialização na Ecole Normale de Musique de Paris, França. Solista, camerista e pianista acompanhador.

Música de Câmara para Violino e Piano

maxresdefault (1)O objetivo do curso é oferecer vivência na música de câmara de repertório clássico e contemporâneo.

Período: 09 de janeiro a 20 de fevereiro
Dia: Segunda-feira, de 13h às 16h
Valor: R$ 400,00

Professores:
Thiago Proença: Violinista com experiência em Orquestra Sinfônica e Orquestra de Câmara (participação como Spalla na Orquestra de Câmara do Festival de Campos do Jordão 2015). Participou de aulas de música de câmara com quarteto de cordas sobre a orientação do Quarteto Europeu Brodsky.

Rodrigo Couras: Pianista camerista, intérprete de 2 compositores contemporâneos: Antonio Santana e Alvaro Carriello; deu concertos no Brasil e na França e na Alemanha; Pianista da Orquestra da Escola de Música Villa-Lobos (1999-2000); Especialização na Ecole Normale de Paris, França (2006-2010)

============================================

Pandeiro e prática de leitura musical em todos os níveis

maxresdefault (2)O curso tem o objetivo de proporcionar a introdução e o aperfeiçoamento da prática da leitura rítmica associada às técnicas fundamentais do pandeiro no estilo brasileiro.

Período: 09 a 20 de janeiro
Dias: Segundas, Quartas e Sextas-feiras
Horários: de 14h30 a 16h; de 16h às 17h30; de 17h30 às 19h.
Valor: R$ 260,00

Professor: André “Boxexa” de Melo
Licenciado em música pela UNIRIO, bacharel em Comunicação Social pela UFRJ e mestre em Ensino das Práticas Musicais (PROEMUS-UNIRIO). Timpanista solista e líder de naipe de percussão da Orquestra Sinfônica Nacional (UFF) desde 1998. Integra os grupos Água de Moringa, Carioca Jazz Trio e a banda de Wagner Tiso. É professor da Escola de Música Villa-Lobos desde 1993, onde foi aluno de Edgard Nunes Rocca (“Bituca”) e Eliseu Moreira Costa.

============================================

Improvisação para todos os instrumentos

jam-sessionO curso para todos instrumentos trata do estudo de conjunto de recursos que auxiliam o músico na criação e no desenvolvimento de fraseados melódicos e instantâneos.

Módulo I (iniciante)
Período: de 18 de janeiro a 08 de fevereiro
Dia: Quarta-feira, de 18h às 20h

Módulo II (intermediário/avançado)
Período: de 16 de janeiro a 06 de fevereiro
Dia: Segunda-feira, de 18h às 20h

Valor: R$ 350,00

Professor: Anderson Cardozo
Professor da Escola de Música Villa-Lobos, atuou como pianista, tecladista, arranjador e produdor musical com diversos artísta da música popular brasileira como Elimar Santos, Emílio Santiago, The Fevers, Isabela Taviane, Latino, Sandra de Sá, Perlla, Mc Koringa entre outros.

============================================

Informações sobre condições de pagamentos, entre em contato com a Secretaria do Curso Básico: (21) 2232-6405 ou 2224-2116. Horário de funcionamento: de 9h às 19h