Curso “O Passo”

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

O Passo é um método envolvente e especial de educação musical criado por Lucas Ciavatta, reconhecido e utilizado dentro e fora do país e com uma trajetória de mais de 18 anos.

O método surge em resposta ao processo altamente seletivo do acesso à prática musical tanto nos espaços acadêmicos quanto nos espaços populares. Sua maior inspiração veio da riqueza do fazer musical popular brasileiro, principalmente no que diz respeito à relação corpo e música no processo de aquisição do suingue.

O principal objetivo do curso é possibilitar aos participantes um contato aprofundado com os princípios, conceitos e habilidades trabalhadas pelo método.

Baseado num andar específico e orientado por quatro pilares (corpo, representação, grupo e cultura), O Passo introduziu no ensino aprendizagem de “ritmo e som” novos conceitos, como posição e espaço musical, além de novas ferramentas, como o andar que dá nome ao método, notações orais e corporais e a Partitura d’O Passo.

O Passo não trabalha visando este ou aquele tipo de realização. Ele trabalha com a construção de uma base, algo que traz inúmeras possibilidades e abre uma porta, não apenas para os ritmos e os sons, mas para a rítmica como um todo e para uma real aproximação com o universo sonoro.

Alguns motivos que fazem “O Passo” tão especial:

– Independe de recursos materiais abrindo incontáveis possibilidades podendo utilizar apenas palmas e voz como recursos sonoros (sem ser confundido com percussão corporal que, como qualquer instrumento tradicional, necessita de um estudo técnico específico);

– Constrói uma sólida base necessária a toda e qualquer prática musical, independente do contexto cultural, em qualquer época, abrindo uma porta para a rítmica como um todo e para uma real aproximação com o universo sonoro;

– Valoriza o projeto musical de cada músico, professor, escola ou grupo, contribuindo para a efetivação desses projetos, facilitando até mesmo a plena utilização de ferramentas de outras metodologias;

– Promove a inclusão de todos os alunos na prática musical, mesmo alunos com deficiência auditiva e outras necessidades especiais;

– Contribui para a renovação da relação professor/aluno no processo de ensino aprendizagem, resignificando, inclusive, o momento de avaliação, sempre compartilhada com o aluno como instrumento de crescimento individual e como construção de autonomia.

 

 

Serviço

Curso O Passo – Rio de Janeiro – Jan/2015
Com Lucas Ciavatta

De: 19 a 23 de janeiro
Horário: 09h 30 às 12h30 / intervalo / 14h às 17h
Local: Escola de Música Villa-Lobos (auditório)
Rua Ramalho Ortigão, nº 9 – Centro
Valor: R$ 450

Inscrição:

1) Enviar email para producao@opasso.com.br para reservar a vaga
2) Após receber a confirmação da “reserva de vaga”, efetuar depósito no Banco do Brasil / Ag. 3100-3 / CC: 6174-3
3) Enviar comprovante p/ producao@opasso.com.br e aguarde a confirmação de sua inscrição no curso

Site: www.opasso.com.br