Coro Infanto Juvenil e Trio Barroco no Museu Sacro Franciscano

A Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa / Funarj, levou seu Coro Infanto Juvenil, junto com a Orquestra de Cordas e o Madrigal do Villa, para concerto de canto coral no Museu Sacro Franciscano, na noite de sexta-feira, 04 de outubro de 2019 com entrada franca. Antes, às 12 horas, o Trio Barroco, formado por violino, violoncelo e cravo, se apresentou, também com entrada franca.

Coro Juvenil

Coro Juvenil da Escola de Música Villa-Lobos / FUNARJ é um grupo consolidado e que busca desenvolver um trabalho de performance com excelência musical. Composto por cerca de 25 alunos, com idade entre doze e dezenove anos, o coro vem se destacando em suas apresentações por sua bela sonoridade e qualidade técnica na execução de repertório diversificado, que inclui músicas eruditas e populares de várias nacionalidades e de diferentes línguas e estilos.

Formado em 2012, como parte do processo pedagógico do Curso Formação Inicial, o grupo já fez apresentações no Espaço Tom Jobim (JBRJ), Biblioteca Parque do Estado, Igreja Matriz da Glória, Igreja Presbiteriana em Copacabana (Série Arte na Igreja), Festival Vale do Café, Centro Cultural Banco do Brasil (2015 – 5º Festival Brasil Vocal/1º Lugar na categoria Coro Juvenil – Saiba mais.), Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Sala Cecília Meireles (2016 – Casa dos Sonhos e 2017 – Música Brasileira de Concerto).

Regência e direção musical: Leandro Gregório.

Trio Barroco

O Trio Barroco é formado pelo violinista e professor Marcelo Palhares, o violoncelista com formação no Curso Técnico da EMVL, Carlos William, e o cravista convidado, Benedito Rosa.

GIAMBATTISTA PERGOLESI
Sonata n.1 – em Sol Maior
Molto Moderato – Adágio – Presto

MICHELE MASCITTI
Sonata opus 2 n.14 em Sol menor
Largo e affettuoso – Allegro – Largo – Allegro

GEORG FR. HÄNDEL
Sonata opus 1 n.14 em Lá Maior
Adagio – Allegro – Largo – Allegro

Marcelo Palhares. Graduado e Mestre em Música pela Uni-Rio. É musicólogo pesquisador com trabalhos sobre a música no período do barroco. Foi bolsista do CNPQ e da CAPES em estudos musicológicos. Possui pós-graduação em filosofia moderna e contemporânea pela Faculdade de São Bento. Atua como violinista e regente em concertos de câmara. É professor de regência instrumental e violino na Escola de Música Villa-Lobos.

Carlos William. Professor de violoncelo em projetos de Orquestra-Escola. Atuou em Orquestras Sinfônicas Jovens e em concertos de câmara como convidado solista. Atualmente, mantem seus estudos de violoncelo na Escola de Música Villa-Lobos.

Benedito Rosa. Graduado e Mestre em Órgão pela UFRJ. É Mestre de Capela da Catedral do Rio de Janeiro. Atua como concertista no Brasil e Europa. É professor de piano na Escola de Música Baden Powell.

Escola de Música Villa-Lobos no Museu Sacro Franciscano
Trio Barroco e Coro Infanto Juvenil da Escola de Música Villa-Lobos