CORO DE CÂMARA APRESENTA ESPETÁCULO EM HOMENAGEM A MILTON NASCIMENTO NA SALA MUNICIPAL BADEN POWELL

O Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro / FUNARJ, apresentou, no dia 25 de junho, na Sala Municipal Baden Powell o seu espetáculo “Bitucanto – Uma homenagem a Milton Nascimento”, com um repertório de seletas obras-primas deste maravilhoso compositor brasileiro, referência mundial de nossa cultura.

A apresentação ocorreu dentro da série Domingos Clássicos Internacionais, realizado pela Joao Donato Produções, TODA ESSA BOSSA, e com curadoria da pianista Fernanda Canaud.

O espetáculo “Bitucanto – Uma homenagem a Milton Nascimento” teve sua primeira apresentação na Sala Cecília Meirelles em dezembro de 2016, no espetáculo “Casa de Sonhos”, realizado pela Escola de Música Villa-Lobos.

O repertório contou com músicas selecionadas das obras-primas de Milton Nascimento, arranjada para as vozes dos 30 integrantes do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos. Não faltaram canções como “Maria, Maria”, “Cais”, “Caçador de mim”, “Travessia”, “Nos bailes da vida”, “Clube da esquina II”, dentre outras. Todos os cantores tiveram sua formação na EMVL e se dedicaram para homenagear à altura deste ícone da Música Popular Brasileira.

O Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos

Com 30 integrantes, o Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos possui uma longa experiência de apresentações e concertos, merecendo especial destaque as ocorridas na Sala Cecília Meireles (2004, 2005, 2006, 2007 e 2016), no Teatro João Caetano (2005 e 2006), na Igreja da Candelária (2006) e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (2013).

Ainda, a convite da Rede Globo de Televisão, realizou a gravação de uma série de vinhetas compostas e arranjadas em sua maioria pelo próprio grupo, em alusão aos Jogos Pan-Americanos, ocorridos no Rio de Janeiro no ano de 2007, cuja veiculação se deu, em rede nacional, através do programa Esporte Espetacular. Em setembro de 2009, 2010 e 2012, a convite do Maestro Julio Moretzhon, o coro foi convidado para participar do Curso Internacional de Regência Coral da UFRJ/Uni-Rio, dirigido pelo Maestro alemão Martin Schmidt, tendo realizado peças de elevada sofisticação técnica. Realizou, em 2007, o espetáculo “Beatles por amor”. Em 2013, foi um dos coros convidados para cantar o Oratório Rio de Janeiro, de Edino Krieger, ao lado da Orquestra Petrobrás Sinfônica, cuja execução ocorreu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro sob a regência do Maestro Isaac Karabtchevsky.

O Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos desponta como um grupo coral do cenário musical brasileiro que abraça os projetos aos quais se propõe a realizar com extrema seriedade, priorizando o caráter sofisticado e preciso que, incessantemente, sempre busca alcançar no repertório que realiza.

Direção Musical: José D´Assumpção Júnior
Direção Cênica: Nayamara Bomfim
Preparação Corporal: Patrícia Motta
Indumentária: Carlos Eduardo Almeida