Zé Renato e Débora Braga brilham juntos ao Bitucanto na Sala Cecília Meireles

O Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos apresentou seu espetáculo Bitucanto – Uma homenagem a Milton Nascimento na Sala Cecília Meireles, dia 22 de dezembro, às 19 horas, com as participações especiais do cantor e compositor Zé Renato, do grupo Boca Livre, e da cantora Debora Braga, vocalista da banda Equale, grupo vencedor do 29º Prêmio da Música Brasileira.

A Escola de Música Villa-Lobos e a Sala Cecília Meireles são espaços da Secretaria de Estado de Cultura / Funarj.

No repertório apresentado, não faltaram parcerias entre Zé Renato e Milton Nascimento, como “Toada” e “Anima”. Débora Braga participou com sua voz em canções como “Viola enluarada” e “Testamento”. Todos voltaram para encerramento entoando “Nada será como antes”.

O grupo coral de 30 integrantes regidos pelo professor e maestro José d´Assumpção Jr. vem apresentando canções marcantes de Milton e seus parceiros, como Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Chico Buarque, dentre outros. O público pode esperar fortes emoções com “Maria, Maria”, “Cais”, “Caçador de mim”, “Travessia”, “Nos bailes da vida”, dentre outras.

“Bitucanto, um espetáculo em homenagem a Milton Nascimento” já esteve na programação de espaços como Teatro Gláucio Gill, Centro Cultural Correios, Sala Municipal Baden Powell, Centro de Referência da Música Carioca, além da própria Sala Cecília Meireles.

Fotos: Pedro Soares

ZÉ RENATO

Integrante do grupo Boca Livre desde 1978. Construiu sua carreira solo paralelamente ao seu trabalho com o Boca Livre, participando individualmente de vários projetos musicais nacionais e internacionais. Primando pela sofisticação de produção e repertório, consolidou-se no primeiro time de intérpretes brasileiros. Em 2006 gravou o segundo cd de seu projeto infantil “Forró pras crianças” (Biscoito Fino) que recebeu o Premio Tim 2007 de melhor cd infantil e foi indicado ao Grammy Latino de 2007 na categoria Melhor Álbum Infantil, O cd e dvd “Boca Livre E Ao Vivo” foi vencedor do Prêmio Tim 2008 na categoria Melhor Grupo. Durante os seus 40 anos de carreira, Zé Renato vem se dedicando a boa música.

DEBORA BRAGA

Integrante do Grupo Equale, vencedor do 29º Prêmio da Música Brasileira. Licenciada em música e mestre em educação musical pela UNIRIO, já cantou em diversos corais e grupos vocais desde os nove anos de idade, dentre eles o coral São Vicente a Cappella – SVAC e o grupo vocal Cinco a Seco, tendo se apresentado em diversas cidades brasileiras e em festivais corais. Participou do conjunto vocal arregimentado para interpretar os arranjos finalistas do Festival Brasil Vocal, no CCBB Rio de Janeiro em cinco edições desde 2011. Atua como educadora musical e regente coral desde 2005, em instituições públicas e privadas de ensino.

JOSÉ D´ASSUMPÇÃO JR.

Regente e Diretor Musical. Formado em Licenciatura em Educação Musical pela Faculdade de Música – UniRio (1998), possui pós-graduação em Arteterapia na UCAM (2002) e pós-graduação em Docência Superior UCAM (2003). Realizou curso de Especialização em Regência Coral – Seminários de Música Pró-Arte com o Professor Carlos Alberto Figueiredo (2009) e mestrado em Música e Educação na UniRio (2011). Atualmente atua como Regente do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos; Com vasta experiência em educação musical e regência de coral, realizou inúmeras apresentações, sendo as principais feitas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com o Conjunto Calíope e a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, sob a regência do Maestro Isaac Karabtchevsky, na Sala Cecília Meireles , Sala Baden Powell, Theatro Municipal, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Referência da Música Carioca com o Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos.

O CORO DE CÂMARA DA ESCOLA DE MÚSICA VILLA-LOBOS

Com 30 integrantes, o Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos possui uma longa experiência de apresentações e concertos, merecendo especial destaque as ocorridas na Sala Cecília Meireles (2004, 2005, 2006, 2007 e 2016), no Teatro João Caetano (2005 e 2006), na Igreja da Candelária (2006 e 2015) e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (2013).

O Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos desponta como um grupo coral do cenário musical brasileiro que abraça os projetos aos quais se propõe a realizar com extrema seriedade, priorizando o caráter sofisticado e preciso que, incessantemente, sempre busca alcançar no repertório que realiza.

Direção Musical: José d´Assumpção Jr

Preparação Vocal: Dani Ramalho

Direção cênica: Nayamara Bonfim e Tayara Maciel

Produção: Glaucia Sundin

Iluminação: Rúbia Vieira

Coralistas

Sopranos: Alesandra da Silva, Joselaine Araújo,  Mari Monteiro, Maria Elisa Poleshuck, Natane Dias, Raíssa Penduvier, Renata Braz, Talita Evangelista.

Contraltos: Beatriz Pita, Mari Silva, Vanessa Xisto.

Mezzo sopranos:  Ethel Flexa, Mariana Campitelli.

Contratenor: Dani Ramalho.

Tenores: Eleandro Cavalcante, João Victor Campelo, Pedro Prallon, Silvio Junior, Thiago Macedo.

Baixos: Fred Alt, Iuri Alves, Marcelo Baia, Saulo Marques.

Músicos

Piano: Rogério Duarte.