Chorando Baixinho completa 20 anos em 2018

Dentre os grupos representativos da Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura / FUNARJ, um em especial tem muitas razões para comemorar neste ano de 2018.

O Grupo Chorando Baixinho completa 20 anos de muitas apresentações, ensaios e incontáveis alunos que contribuíram com seus talentos musicais neste estilo que agradava tanto o maestro Villa-Lobos quanto os nostálgicos de hoje em dia.

Na agenda de apresentações, o retrato de um grupo prestigiado e cheio de qualidade. Listam-se apresentações no Centro Cultural Correios, no espaço Imperator Centro Cultural João Nogueira, Centro Cultural Memorial Getúlio Vargas, Centro Cultural da Justiça Federal, no Teatro João Caetano, na Sala Cecília Meireles e na Feira Tiradentes Cultural.

O Chorando Baixinho foi concebido pelo professor de clarineta Genivaldo Soares para apresentar apenas canções que imortalizam compositores deste gênero genuinamente nacional, o choro. O repertório é vasto, um apanhado das canções mais importantes do choro brasileiro, a começar pelo próprio nome do grupo, “Chorando Baixinho”, uma canção de Abel Ferreira (1915-1980).

Além deste, são homenageados nomes como Ary Barroso, Noel Rosa, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Antônio Carlos Jobim, Walter Azevedo, e muito mais.

São 13 integrantes, entre alunos e ex-alunos habilidosos em flauta, clarineta. saxofone, bandolim, cavaquinho, violão, violão 7 cordas e percussão.

Repertório:

1 – Chorando Baixinho (Abel Ferreira)

2 – Andorinha (Xavier Filho)

3 – Noites Cariocas (Jacob do Bandolim)

4 – Infernal (Garoto)

5 – Café com Leite (Antonio Rocha)

6 – Choro Torto (Alvaro Carrilho)

7 – Seu Lourenço no Vinho (Pixinguinha)

8 – O Bom Filho a Casa Torna (Bonfiglio de Oliveira)

9 – Chorinho pra Você (Severino Araújo)

10 – Odeon (Ernesto Nazareth)

11 – Naquele Tempo (Benedito Lacerda)