BOAS-VINDAS AOS ALUNINHOS DO CURSO FORMAÇÃO MUSICAL

Nesta terça-feira, 08 de março, foi a vez da inauguração do ano letivo do Curso Formação Musical, curso gratuito da Escola de Música Villa-Lobos para alunos entre 8 e 12 anos. Realizada em dois horários, a aula serviu para os responsáveis dos​ alunos ​compreenderem um pouco mais a estrutura do curso e ainda receberem o Manual do Aluno. Alunos e ex-alunos do curso se apresentaram, com destaque para o Coro Juvenil da Escola de Música Villa-Lobos.

A conversa sobre o curso ficou a cargo da coordenadora do curso, Denize Vieira, mas as boas-vindas iniciais foram dadas pelo diretor Carlos Belém, que parabenizou os contemplados no sorteio público realizado no dia 27 de fevereiro. Belém enfatizou a importância da educação musical infantil e citou a Escola de Música Villa-Lobos como uma das mais democráticas do país por contemplar diversas camadas sociais e faixas etárias em seus cursos.

Após sua fala, o diretor passou a palavra para Denize, que apresentou os professores presentes, José Assumpção, de canto coral, Waleska Araújo e Marina Miglietta, de violino, Nelly Alencar, Gisele Sant´Anna e Valéria Bertoche, de piano, e Mestre Riko, de percussão.

Denize enfatizou a importância do acompanhamento dos pais nos estudos dos filhos, sendo fundamental o estímulo e apoio, mesmo os responsáveis não sendo músicos. “Isso faz uma diferença enorme no interesse do aluno”, diz a coordenadora.

Ela enfatizou que pais e responsáveis podem conversar com os professores sempre que necessário, bastando solicit​ar a​ Inspetoria da escola para que convoque o professor no horário da aula do seu filho​, quando em aulas individuais, ou agendar uma reunião, quando em aulas de conjunto.

A coordenadora também atentou para o acompanhamento das datas no calendário do Manual do Aluno, livreto distribuído com todas as informações necessárias sobre a escola. Ela citou o livro didático utilizado no ano letiv​o​: “Trilha da Música“, de Cecilia Cavalieri França, publicação que a Escola de Música Villa-Lobos oferecerá descontos para os matriculados.

Os alunos do Curso Formação Musical podem esperar aulas bastante lúdicas, o que irá contribuir para aumentar ainda mais seu interesse no aprendizado musical:

“​Para este ano estamos planejando diferentes atividades e formatos de avaliação. Entre as atividades podemos destacar os jogos pedagógicos que serão realizados nas salas de aulas e a Gincana Pedagógica ao final de cada semestre”, adianta Denize Vieira.

A escolha do instrumento,​ para alunos que entraram por sorteio em 2016, se dará no final do ano letivo, depois das quatro oficinas de instrumento (piano, flauta, violão e violoncelo) durante todo o ano. ​Alunos que vieram da Musicalização (que já estavam matriculados), podem trocar de instrumento ao final de cada semestre deste ano, bastando solicitar durante o mês de junho e/ou no segundo semestre até o dia 19 de outubro (conforme o calendário).​
Apresentações

A Aula Inaugural da manhã contou com os alunos João López, Gabriel Dargains e Henrique Rabelo, que apresentaram, respectivamente, as peças para piano ​”​Les quatre formes de l’amour”, “Consolação 3”, de Lizst, e “Scherzo 2”, de Chopin.

Já no turno da tarde, a aula contou com a apresentação do aluno de violão, Gabriel Ramos, que executou ​ o “Prelúdio 4” de H. Villa-Lobos​. A Aula Inaugural foi encerrada com o Coro Juvenil da Escola de Música Villa-Lobos, que mostrou um trecho do repertório que fez com que o grupo ganhasse o título de melhor coro jovem no Festival Brasil Vocal 2015.