Alunos da Oficina de Cordas emocionam público em São João Del Rei (MG)

No dia 12 de Outubro, a Escola de Música Villa-Lobos levou sua Orquestra de Cordas para um concerto especial no Theatro Municipal da cidade de São João Del Rei (MG). Também se apresentou o pianista e professor João Carlos Assis Brasil. Participaram da apresentação os coralistas da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados).

O grupo de alunos chegou à cidade mineira no início da tarde e foi diretamente à APAC, onde conheceu o trabalho social em prol dos detentos. Regidos pelo professor Paulo Miranda, os alunos mostraram seu repertório em homenagem a Villa-Lobos, além de cantarem junto ao Coral da APAC a canção “Hallelujah”, de Leonardo Cohen.

À noite, no Theatro Municipal, um concerto especial e inesquecível na vida destes jovens músicos, que mostraram o resultado de semanas de ensaio nas salas da Escola de Música Villa-Lobos. Antes, porém, as apresentações iniciaram com o pianista João Carlos Assis Brasil, que interpetou canções ao piano de compositores como Ernesto Nazareth e Tom Jobim, além de uma suíte com trilhas sonoras de cinema e outra em que une a melodia de “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e “Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos. A plateia se emocionou com o virtuosistmo e criatividade deste grande pianista.

A apresentação no Theatro Municipal de São João Del Rei seguiu com “O Cisne”, de Camille Saint-Sãens, com o solo da bailarina Clara Guiamares, com Jonathan Alves (violino), Alexandre Guiamares (contrabaixo) e João Carlos Assis Brasil (piano). Depois foi a vez do Trio do Trem, grupo formado pelos alunos Thiago Alves e Eric Canuto (violino) além de Kelvin Kelcio (violoncelo), tocar o cânon de J.Pachelbel, “Bella Ciao”, “Czardas”, de Vitorrio Monti, e “Havana”, de Camila Cabello. O trio contou com a participação do aluno Adriel Kelcio (violino).

A Orquestra de Cordas entrou no palco em seguida e abriu sua apresentação com “Radetzky March”, de J. Strauss, e acompanhar o Coral da APAC em “Trenzinho do Caipira” (Heitor Villa-Lobos), “A noite do meu bem” (Dolores Duran), e “Hallelujah”, de Leonard Cohen. Participaram também alunos do Conservatório de Música de São João del Rei. A regência foi do professor Paulo Miranda.