AULA INAUGURAL DO CURSO BÁSICO COM APRESENTAÇÃO AO VIVO DE VENCEDORES DO FESTVILLA

Neste semestre, a Aula Inaugural do Curso Básico foi realizada em dois dias distintos, 14 e 16 de março, e contou com a apresentação de alunos vencedores no FestVilla 2016. Nos dois dias, o Auditório Guerra-Peixe ficou repleto de alunos, a grande maioria alunos novos. o Curso Básico da Escola de Música Villa-Lobos contabilizou 1.770 inscrições.

Os alunos foram recebidos pelo diretor da Escola de Música Villa-Lobos, Carlos Belém, que discorreu sobre sua carreira desde quando era aluno da primeira turma do Curso Técnico, passando à graduação na UFRJ, até tornar-se músico profissional, professor, gestor e produtor cultural. Na própria Escola de Música Villa-Lobos, Carlos Belém foi, além de professor, vice-presidente da Associação de Músicos, Professores e Amigos da Escola de Música Villa-Lobos (AMAVILLA), que mantém o curso em convênio com a Secretaria de Estado de Cultura / FUNARJ.

Belém também apresentou o novo Coordenador do Curso Básico, o professor e regente Leandro Pereira.

– Uma das grandes maravilhas desta escola é a diversidade, ela nasceu com essa vocação acolhedora, essa escola sempre foi plural, democrática, nunca privilegiou ou deixou de lado um gênero musical, muito menos discriminou qualquer cor, credo, opção sexual, religião, nada disso. Esta é uma das grandes lições que a escola proporciona em períodos de tanta intolerância – disse o diretor.

Apresentações de alunos vencedores do FestVilla 2016

O diretor também ressaltou sobre os eventos da Escola de Música Villa-Lobos, como os workshops, as oficinas, as palestras, além de produções como o FestVilla, o Festival da Canção da Escola de Música Villa-Lobos, em que os alunos podem participar com suas canções e concorrer a prêmios, além de se apresentar ao grande público no Teatro João Caetano.

Nos dois dias da Aula Inaugural, os alunos Ricardo Maia e Jandivison Guilerme apresentaram-se no palco do Auditório Guerra-Peixe, mostrando ao público as canções vencedoras. Ricardo Maia, aluno do Curso Básico, mostrou sua “Trova da Maestria”, que ficou em segundo lugar no juri especializado. Já Jandivison apresentou a canção “A Arte da Terra”, que faturou o primeiro lugar no juri popular.

A Aula Inaugural completa pode ser conferida nos vídeos de nossa página do Facebook: facebook.com/villalobosrj.