Abertas as inscrições para o Curso Preparatório para o Curso Básico em Música

Inscrições prorrogadas até o dia 07 de agosto de 2015. Saiba mais.

As inscrições para o Curso Preparatório para o Curso Básico em Música da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL) foram prorrogradas até o dia 07 de agosto. O curso é oferecido pelo convênio entre a EMVL/FUNARJ e a Associação de Músicos, Docentes e Amigos da Escola de Música Villa-Lobos (AMAVILLA).

Quais os instrumentos oferecidos e os componentes curriculares?
Como se inscrever?

O que é o Curso Preparatório para o Curso Básico em Música?

É uma forma de capacitar o aluno para o Curso Básico em Música. É dividido em dois períodos com conteúdos distintos e complementares.

Ao fim do Curso Preparatório, o aluno que obtiver média acima de 6.0 (seis) irá ingressar no Curso Básico em Música.

Os alunos inscritos neste prazo prorrogado iniciarão no primeiro período do curso, não havendo, assim, prova para o segundo período.

Duração do semestre: de 3 de agosto a 28 de novembro de 2015.

O aluno deve disponibilizar 4 horas na semana (segunda à sábado) para o curso. A inscrição em disciplinas será informada na Secretaria, no ato na matrícula.

Turnos:
Manhã – das 8h às 13h
Tarde – das 13h às 17h
Noite – das 17h às 22h
Faixa etária: de 13 a 18 anos para os turnos manhã ou tarde. A partir dos 18 anos, a escolha do turno é livre.

Quais os instrumentos oferecidos e os componentes curriculares?

Instrumentos oferecidos:
Piano, teclado, flauta transversa, clarinete, saxofone, trombone, trompa, trompete, cavaquinho, bandolim, violão, violão de 7 cordas, guitarra, baixo elétrico, violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, acordeon, canto lírico, canto popular, percussão sinfônica, percussão popular, bateria, oboé e fagote.

O aluno só poderá escolher um instrumento.

Componentes curriculares do Curso Preparatório para o Básico:
Leitura e Escrita Musical – Iniciação à linguagem musical com ênfase na vivência rítmica, melódica e perceptiva dos fundamentos da música. 2 horas semanais = 32 horas por semestre.
Prática Vocal – Desenvolvimento do solfejo, da leitura métrica e rítmica de forma prática e em conjunto. Noções de canto coral. 1 hora semanal = 16 horas por semestre.
Prática Instrumental – Desenvolvimento das técnicas básicas do instrumento musical escolhido. 1 hora semanal = 16 horas por semestre.

Como se inscrever?
Para se inscrever, é preciso, primeiramente, depositar a taxa de inscrição, em cota única e diretamente no caixa (não podendo ser caixa eletrônico), em qualquer agência do Banco Bradesco.

Dados para o depósito da taxa de inscrição:
Banco Bradesco
Titular: AMAVILLA
Agência: 0473-1
Conta corrente: 81420-2
Valor: R$ 50,00
Prazo para o pagamento da taxa: até 07 de agosto de 2015 (sexta-feira)

Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deve preencher a ficha de inscrição, disponível clicando aqui, e entregá-la na Secretaria do Curso Básico junto com a seguinte documentação:

Cópia de identidade do candidato;
Cópia do comprovante de residência (conta de gás, luz ou telefone fixo) no nome do candidato ou representante legal;
2 fotos 3×4 atuais e sem carimbos ou rasuras;
Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

No ato da inscrição, o candidato irá receber o boleto bancário referente à taxa semestral válida para o 2º semestre de 2015, no valor de R$ 760,00. Este valor , no cartão de crédito, em até 4x sem juros ou no cartão de débito ou boleto bancário em até 2x, no ato da inscrição.

Observações:

1. Poderão se inscrever brasileiros natos ou estrangeiros com visto permanente, a partir dos 13 anos de idade.

2. As taxas de inscrição e da semestralidade não são reembolsáveis, salvo em situações excepcionais devidamente comprovadas e a critério da EMVL e da AMAVILLA. Os valores são utilizados para custear a manutenção do curso durante o semestre letivo.

3. Os alunos com idade entre 14 e 15 anos que concluírem o Curso Preparatório para o Curso Básico poderão concorrer a uma vaga no Curso Formação Musical – Módulo II (gratuito), desde que haja vagas disponíveis e que obtenham média mínima de 8.0 (oito) na prova de seleção para o referido curso que será oferecida pela EMVL no primeiro semestre de 2016, e terá como conteúdo o programa dado no Curso Preparatório.

4. O curso poderá sofrer alterações de um semestre para outro, sem prejuízo para a formação do aluno.

5. O regimento da Escola de Música Villa-Lobos pode ser conferido clicando aqui.

A Secretaria do Curso Básico funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Dúvidas ou outras informações podem ser conferidas pelos telefones 2332-9168, 2332-6382 ou 2334-9898, ou pelo e-mail contato.emvl@funarj.rj.gov.br.