9ª Bienal da UNE

A atuação cultural da UNE, reprimida durante os anos de repressão da ditadura militar, foi simbolicamente retomada com a 1ª edição do festival, em 1999, em Salvador (BA) reunindo mais de cinco mil estudantes que davam início a um longo projeto de aproximação com a cultura popular e intercâmbio entre as muitas juventudes brasileiras.

O festival Bienal da Une, organizado pela União Nacional dos Estudantes e pelo Circuito Universitário de Cultura e Arte, volta em sua nona edição a cidade do Rio de Janeiro e tem como principal proposta valorizar a identidade nacional apresentando convidados entre pensadores, artistas, ativistas e outras figuras públicas. Composto por debates, grandes shows, exposições e atos públicos, o evento promete conectar as produções juvenis de todas as regiões do país com atividades culturais, debates, oficinas e mostras.

A 9ª Bienal volta ao Rio de Janeiro entre os dias 1º e 6 de fevereiro de 2015, depois de passar por Salvador (1999 e 2009); Recife e Olinda (2003, 2013) e São Paulo (2005).
Em pleno verão carioca as atividades vão se concentrar na Fundição Progresso e no Circo Voador, rolando também alguns shows gratuitos com Pitty, Alceu Valença, Cidade Negra e Criolo, debaixo dos Arcos da Lapa.

Dessa vez o festival tem como tema #vozesdobrasil, a língua nacional com suas características, variações, misturas e possibilidades, traduzindo a brasilidade em um universo de modos de fala e escrita do país.

 

O QUE? 9ª Bienal da União Nacional dos Estudantes

QUANDO? 1º a 6 de fevereiro de 2015

ONDE? Rio de Janeiro, Lapa – Fundição Progresso, Circo Voador e Arcos da Lapa

Confira a programação completa aqui

Um pouco da sétima edição do festival: