A Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa / Funarj, abre inscrições para o curso livre Introdução ao Cravo e à Música Barroca – Módulos I e II, com o professor Jaime Ninice.

Público-alvo: estudantes de instrumentos de teclado e interessados em música barroca
Pré-requisitos: noções de instrumentos de teclado e conhecimentos básicos de harmonia
Valor: R$ 150,00/mês
Valor promocional: R$ 280,00 (à vista)

Dias e horários

Aulas: sábados, de 14 de setembro a 16 de novembro de 2019
Horário: 10h30 às 12h

Duração: 8 aulas (2 meses) / 12 horas

Módulo II – para quem completou o Módulo I

Aulas: sextas, de 20 de setembro a 08 de novembro de 2019
Horário: 19h às 20h30

Duração: 8 aulas (2 meses) / 12 horas

O curso

O Curso de Introdução ao Cravo e à Música Barroca visa introduzir o aluno ao conhecimento do repertório para Cravo e suas técnicas de interpretações. Em aulas práticas no instrumento, serão abordados modelos de toque, ornamentação e realização de acordes por meio de cifras em Baixo Contínuo, muito presente na música orquestral e de câmara dos períodos barroco, clássico e renascentista.

A ementa é dividida em quatro etapas:

1. História, cronologia e apresentação do funcionamento do instrumento
  2. Toque ao Cravo (articulações, ornamentos e dedilhados)
  3. Iniciação ao Baixo Contínuo e Prática de Conjunto utilizando o cravo
  4. Interpretação do repertório barroco, com peças de variados níveis.

Bibliografia:

BOND, Ann. A Guide to the Harpsichord. Amadeus Press; New edition (1 Mar. 2003)
BOURMAYAN, Louise & FRISCH, Jacques. Méthode pour apprendre la pratique de la Basse Continue au Clavecin à l´usage des amateurs (Editions du Cornet, 1986/1996)
FAGERLANDE, Marcelo. org. Tratados e métodos de Teclado – Sancta Maria, Frescobaldi, Couperin e Rameau. Faperj. Rio de Janeiro (2013)
HARNCOURT, Nikolaus. O Discurso dos Sons: caminhos para uma nova compreensão musical. Rio de Janeiro. Zahar, 1988.
SCHOTT, Howard. Playing the Harpsichord. Inglaterra, 1979. General Publishing Company.

Partituras:

Kees Rosenhart: THE AMSTERDAM HARPSICHORD TUTOR (Amsterdam, Mu-ziekuitgeverij Saul B. Groen, 1977/1978)
Partituras diversas de acordo com o nível de leitura do aluno (Couperin, Bach, Scarlatti, Rameau, Telemann).

Professor:

Jaime Ninice é formado em Cravo pela UFRJ e Mestre em Musicologia na mesma instituição. Participa regularmente de apresentações ao Cravo ao lado da Orquestra Barroca da UNIRIO, além de lecionar Cravo a alunos de forma particular.

Inscrições

As inscrições são presenciais, diretamente na Escola de Música Villa-Lobos (Rua Ramalho Ortigão, 9, Centro, Rio de Janeiro/RJ)

Informações: (21) 2253 3029, 2332 6382 ou 9 8846 7032 (WhatsApp)