Aliada à formação musical, a  Escola de Música Villa- Lobos oferece à população a difusão artística por meio de seus Grupos Artísticos Representativos.

Um dos grupos musicais mais representativos da Escola de Música Villa-Lobos, fundado no início dos anos 2000, pelo Prof. Rycardo Lobo, falecido em dezembro de 2011.

Atualmente, o conjunto tem como responsável o violonista e guitarrista Prof. Jefferson Moreira que, além de regente, elabora arranjos e composições próprias, revelando que esse trabalho mostra uma identidade muito especial em nossa Instituição, que é preparar o aluno para o mercado da música instrumental popular camerística.

Orquestra Popular
Orquestra Popular

A Orquestra Popular tem como componentes alunos de saxofone, clarineta, flauta, trombone, trompete, violão, guitarra, contrabaixo, baixo elétrico, percussão, bateria, piano e teclado, oriundos dos Cursos hoje oferecidos na EMVL. O conjunto também recebe a colaboração de alguns ex-alunos, quando há necessidade ou o desejo do maestro de complementar algum naipe do grupo. O repertório segue o ideário do professor fundador, representando a corrente dos melhores compositores nacionais e internacionais, nos diferentes gêneros e estilos, tais como Bossa Nova, Samba, Baião, Frevo, xaxado, Choro, valsa, Blues e Jazz.

Regência e direção musical: Jefferson Moreira