Aliada à formação musical, a  Escola de Música Villa- Lobos oferece à população a difusão artística por meio de seus Grupos Artísticos Representativos.

Formado desde 1998, o Grupo de Choro, Chorando Baixinho, da Escola de Música Villa-Lobos/ FUNARJ é composto por alunos e colaboradores (ex-alunos) da Escola. Com um vasto repertório, abrange uma grande parte dos compositores brasileiros que se dedicaram a esse gênero musical.

site

Possui duas formações: uma formação mais completa, clássica, com dez integrantes; e outra formação menor, regional, com oito integrantes.

Entre tantas composições executadas pelo grupo, destacam-se as dos seguintes autores: Ary Barroso, Noel Rosa, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Antônio Carlos Jobim, Walter Azevedo, Abel Ferreira e muito mais.
O choro é considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira, e isso também faz com o que o Grupo Chorando Baixinho seja um dos Grupos Artísticos da Escola mais solicitados para apresentações.
Direção musical: Genivaldo Soares