Aliada à formação musical, a  Escola de Música Villa- Lobos oferece à população a difusão artística por meio de seus Grupos Artísticos Representativos.

O Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos, dirigido pelo Maestro José d´Assumpção Junior e com preparação vocal do cantor Daniel Cavalcante, possui um repertório eclético e extenso, abrangendo peças de diferentes estilos, épocas e idiomas. Criado há dez anos, o grupo hoje conta com cerca de 16 integrantes. Ao longo de sua história realizou várias apresentações e concertos, merecendo especial destaque aquelas ocorridas na Sala Cecília Meireles (2004, 2005, 2006 e 2007), no Teatro João Caetano (2005 e 2006), na Igreja da Candelária (2006) e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (2013), bem como a participação na cerimônia de posse do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (2007), no Palácio Guanabara.

 

Ainda, a convite da Rede Globo de Televisão, realizou a gravação de uma série de vinhetas compostas e arranjadas em sua maioria pelo próprio grupo, em alusão aos Jogos Pan-Americanos, ocorridos no Rio de Janeiro no ano de 2007, cuja veiculação se deu, em rede nacional, através do programa Esporte Espetacular. Em setembro de 2009, 2010 e 2012, a convite do Maestro Julio Moretzhon, o coro foi convidado para participar do Curso Internacional de Regência Coral da UFRJ/Uni-Rio, dirigido pelo Maestro alemão Martin Schmidt, tendo realizado peças de elevada sofisticação técnica. Realizou, em 2007, o espetáculo “Beatles por amor”. Em 2013, foi um dos coros convidados para cantar o Oratório Rio de Janeiro, de Edino Krieger, ao lado da Orquestra Petrobrás Sinfônica, cuja execução ocorreu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro sob a regência do Maestro Isaac Karabtchevsky. O Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos desponta como um grupo coral do cenário musical brasileiro que abraça os projetos aos quais se propõe a realizar com extrema seriedade, priorizando o caráter sofisticado e preciso que, incessantemente, sempre busca alcançar no repertório que realiza.

 

Direção Musical: José d’Assumpção Junior

Direção Cênica: Nayamara Bomfim

Preparação Corporal: Patrícia Motta

Preparação Vocal: Daniel Cavalcante