Grupo de jazz Quadrante, formada por professores e aluno, se apresenta no Auditório Guerra-Peixe

O grupo Quadrante é formado por músicos amantes do jazz tradicional. Criado há um ano vem se apresentando em eventos particulares, agora busca uma visibilidade maior. Vendo que há uma demanda no mercado carioca, o grupo apresenta grandes standards de jazz instrumentais e cantados.

O grupo é formado por:
Alexandre Magalhães, contrabaixo
Igor Ventura, voz
João Cantiber, guitarra
Renato Larsen, bateria

Quinta-feira, 06 de junho de 2019
19 horas
Entrada franca!

Local:
Auditório Guerra-Peixe
2º andar da Escola de Música Villa-Lobos
Entrada franca
Sujeito a lotação.

Músicos:

Alexandre Magalhães
Baixista, compositor, arranjador, iniciou na música aos 11 anos com o violão, mas em 1985 começa a tocar contrabaixo elétrico, estudou com vários professores, entre eles Leonardo Lucini, Adriano Giffoni e Jorge Helder; assistiu a masterclass com Nico Assumpção, cursou licenciatura na UFRJ, em 2003. Foi professor em vários cursos, como Cenário, Garritano e Célio de Souza; Palestrante em workshops sobre jazz e sobre técnica para instrumentos de cordas, também em masterclass sobre contrabaixo elétrico; professor do curso técnico de baixo elétrico de 1999 a 2009, na EMVL e de matérias teóricas, violão e baixo, na escola de música Villa-Lobos, coordenador do FestVilla festival de música da EMVL, autor do método técnica para contrabaixo elétrico (ed. Vitale). Acompanhou e gravou com diversos artistas, como a Banda Jacto, a banda pressart e o cantor do the voice kids Felipe Adetokumbo.

Igor Ventura
Cantor de 28 anos, apaixonado pela nova profissão. Trabalhou com bandas cariocas dentro do cenário rock e blues, desde o início da adolescência, mas tornou música sua profissão nos últimos dois anos largando tudo de lado para seguir seu sonho, sendo hoje aluno do curso técnico da Escola de Música Villa-Lobos.

Renato Larsen
Músico-baterista gaúcho radicado no RJ. Iniciou sua vida artística em 1996 e em 1998 teve as primeiras lições ao instrumento com o professor Thabba Coutinho. Tomou contato com as primeiras lições de Leitura e desenvolvimento Rítmico em 2000 com Daniel Santos, mas foi com Argus Montenegro a partir do mesmo ano que o conhecimento do Jazz, Samba, Bossa Nova, Ritmos Centro-Americanos e Leitura Musical abriu um número infinito de possibilidades de desenvolvimento. Com Zé Montenegro buscou aprimorar a técnica, o sentido musical e a leitura ao instrumento. Estudou ainda com Matheus Montenegro, Luke Faro, Aquiles Priester, Rodrigo Cordeiro e Demétrius Locks. Participou de Workshops e Masterclasses com Ricardo Confessori e Márcio Bahia. Atualmente estuda Harmonia com o professor Jorge Éder. Atua em bandas de Heavy Metal, grupos de Jazz e Música Instrumental e como sideman. Ministra aulas no Conservatório Brasileiro de Música e aulas particulares desde 2015. Faz parte do quadro de professores da Rio Música desde de março de 2018.

João Cantiber
Carioca, Violonista, guitarrista, Compositor. Estudou violão clássico na Universidade Estácio de Sá – RJ, com Carlos Alberto de Carvalho. Dedicou-se ao estudo da harmonia e guitarra com Isidoro Kutno. Foi integrante do extinto grupo “Jazz Brazzil”, onde gravou dois discos aclamados pela crítica especializada, além de participar do “Free Jazz Festival” de 1992. Nos discos estão presentes diversas composições de sua autoria. Lecionou violão, guitarra e teoria musical, para iniciantes e profissionais na MUSIARTE, e também musicalização para atores na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), no Rio de Janeiro, durante dez anos
Com sólida formação jazzística e popular prática e teórica, também participou de gravações acompanhando diversos artistas, como, mais recentemente: Adriana Calcanhotto (CD “A FÁBRICA DO POEMA”) e Belô Velloso (Cds “BELÔ VELLOSO”, “UM SEGUNDO” e “MARÉS”), em 2005 lançou seu primeiro cd, ORIGENS, na extinta MODERN SOUND e na França, no Café de La Pente. No mesmo ano participou do FESTIVAL DE BOSSA NOVA NA ARGENTINA. Em maio de 2010 lançou seu último CD PEQUENA ALDEIA, na sala BADEN POWELL, no Rio de Janeiro. Trabalhou como criador de jingles e trilhas para rádio e televisão na agência Mr. Vox e também é formado em GRAVAÇÃO E PRODUÇÃO FONOGRÁFICA, pela Universidade Estácio de Sá, ambos no Rio de Janeiro.

Deixar uma Resposta