A Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, abre inscrições para o Curso Especial de Percussão Brasileira, com o professor Mestre Riko. São ao todo 600 (seiscentas) vagas, distribuídas em seis turmas de cem alunos cada, voltadas para alunos maiores de 14 anos, sem conhecimentos musicais. O curso é totalmente gratuito e será realizado na Escola de Música Villa-Lobos a partir do dia 09 de setembro de 2019.

INÍCIO: 09 de setembro de 2019

PÚBLICO-ALVO: alunos sem conhecimentos musicais maiores de 14 anos (completos no ato da inscrição), brasileiros ou estrangeiros.

O CURSO:

O Curso Especial de Percussão Brasileira tem como finalidade transmitir os conceitos básicos para candidatos que nunca tiveram contato com a percussão ou para aqueles que possuem noções básicas e que desejam aperfeiçoamento de técnicas, com abordagem de conteúdos como postura, timbres, afinação e manuseio básicos como samba, bossa nova, baião, maracatu e xote.

INSTRUMENTOS:

Turmas A: pandeiro, tantam e agogô

Turmas B: caixa, surdo, chocalho, tamborim e agogô

Observação: o aluno deverá trazer seu próprio instrumento, com exceção de caixa e surdo.

DIAS E HORÁRIOS

As aulas ocorrem de 09 de setembro a 12 de dezembro de 2019, na Escola de Música Villa-Lobos (Rua Ramalho Ortigão, 9, Centro, Rio de Janeiro/RJ).

As turmas são dividas conforme os seguintes dias e horários:

Turma A1: segundas-feiras, de 12h às 13h

Turma B1: segundas-feiras, de 13h às 14h

Turma A2: quartas-feiras, de 12h às 13h

Turma B2: quartas-feiras, de 13h às 14h

Turma A3: sextas-feiras, de 12h às 13h

Turma B3: sextas-feiras, de 13h às 14h

Carga horária: 12 horas

VAGAS SORTEADAS E SUPLENTES:

São ao todo 600 (seiscentas vagas) para cada uma das turmas. Serão sorteadas ainda 60 (sessenta) vagas para a lista de suplentes, sendo 10 (dez) para cada turma.

DO SORTEIO

O sorteio será realizado em site de confiança chamado Sorteador , caso o número de inscrições supere o número de vagas. Se o número de inscrições for menor do que o número de vagas, por turma, todos serão convocados. O mesmo procedimento será realizado para a seleção dos suplentes. Cada pessoa inscrita ganhará um número. Todos as inscrições válidas estarão na Lista de Confirmação dos Inscritos, divulgada neste site no dia 03 de setembro.

DIVULGAÇÃO DOS SORTEADOS E SUPLENTES:

A listagem dos sorteados e suplentes será divulgada no dia 04 de setembro de 2019 neste site.

MATRÍCULA:

Os alunos sorteados deverão se matricular nos dias 5 ou 6 de setembro de 2019, na Secretaria da Escola de Música Villa-Lobos, apresentando os seguintes documentos:

  1. a) Carteira de identidade
  2. b) CPF
  3. c) Duas fotos 3×4 atuais.
  4. d) Comprovante de residência (conta de gás, luz ou telefone no nome do candidato ou de seu representante legal).
  5. e) Para os candidatos estrangeiros, cópia do passaporte e visto vigente.

Serão considerados desistentes os candidatos sorteados que não efetuarem matrícula no período estabelecido. Nestes casos, a Escola de Música Villa-Lobos convocará os candidatos suplentes na sequência do sorteio.

INSCRIÇÕES:

As inscrições ocorrem até o dia 02 de setembro de 2019 e são realizadas preenchendo a ficha de inscrição abaixo:

Todos os candidatos inscritos receberão confirmação no endereço eletrônico informado na Ficha de Inscrição. A confirmação final das inscrições ocorrerá no dia 03 de setembro, em lista divulgada neste site. É fundamental preencher a Ficha de Inscrição com total atenção. Este processo seletivo não se responsabiliza por informações erradas ou incompletas dos candidatos. Só aceitaremos uma inscrição por candidato.

Confira o Edital completo abaixo:

Edital Chamada Pública – Oficina Gratuita de Percussão Brasileira – EMVL

Mais informações ou dúvidas, entre em contato pelos e-mails:

contato.emvl@funarj.rj.gov.br

contato.emvl@gmail.com