foto1

Aliada à formação musical, a  Escola de Música Villa- Lobos oferece à população a difusão artística por meio de seus Grupos Artísticos Representativos.

A Bateria Feminina Fina Batucada nasceu com o professor e um dos fundadores da Escola de Música Villa-Lobos, Mestre Riko. Em 1998, ele criou um grupo de percussão exclusivamente de mulheres. O pouco tempo de apresentações rendeu ao grupo, já no carnaval de 2002, o prêmio de melhor bateria de Escola de Samba (Grupo Mirim), cedido pela Liga das Escolas Mirins.

Em 2003, a Fina Batucada ganhou o Estandarte de Ouro, cedido pelo Jornal O Globo. Tal premiação abriu portas para que o grupo fosse responsável, a convite da Prefeitura do Rio, pela abertura do desfile das escolas de samba campeãs do carnaval carioca daquele ano.

Pela sua qualidade técnica e carisma, a Fina Batucada é convidada para tocar em diversos eventos além das passarelas de onde desfilam escolas de samba.

 

Mestre Riko

Fundador, coordenador e professor de percussão popular da Escola de Música Villa-Lobos. Fundador e regente da primeira e maior Bateria Feminina do Brasil, Fina Batucada. Premiado com o Estandarte de ouro do jornal o Globo como melhor bateria de Escola de Samba, grupo mirim, carnaval 2003. Participou do documentário “Ritmos do mundo”, filmado pela BBC e exibido em Londres, tocando diversos instrumentos de percussão no programa dirigido por George Martin, arranjador dos Beatles. E entre outras atividades um incansável pesquisador de ritmos.