Inscrições Abertas para o FestVilla 2018

O FestVilla, Festival da Canção da Escola de Música Villa-Lobos, dá início a sua edição 2018 e abre inscrições para apresentações das canções dos alunos de todos os cursos da Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura / FUNARJ. O festival conta com o apoio da rede de lojas de instrumentos musicais, Megadisconildo.

Com o objetivo de promover o intercâmbio e a troca de experiências entre alunos e professores da Escola de Música Villa-Lobos, o FestVilla também contribui na divulgação de novos compositores, poetas, intérpretes e arranjadores para o público em geral.

Os vencedores ganham prêmios especiais, como instrumentos musicais e gravação profissional da canção vencedora.

 

Vencedores do FestVilla 2017

Confira como foi o FestVilla 2017

 

Quem pode se inscrever no FestVilla 2018

As inscrições foram abertas no dia 26 de março de 2018. Podem se inscrever apenas alunos regularmente matriculados na Escola de Música Villa-Lobos, de qualquer um de seus cursos. As inscrições são feitas diretamente na Sala da Direção.

O festival

O FestVilla é um festival de canções inéditas e em português apresentadas pelos alunos da Escola de Música Villa-Lobos. É dividido em três fases: Passaporte, Eliminatórias e Final.

A primeira fase, Passaporte, é o primeiro momento em que os alunos apresentam suas canções no Auditório Guerra-Peixe para um júri de professores e para o público, recebendo votos da comissão julgadora e popular. Nesta fase, cada participante ouve dos jurados comentários e dicas sobre sua composição.

Os mais bem votados conforme o juri classificam-se para a próxima fase, sendo o voto popular utilizado como critério de desempate.

Na segunda fase, denominada Eliminatórias, os alunos classificados recebem apoio de professores para melhor arranjarem suas canções. As apresentações também ocorrem no Auditório Guerra-Peixe, e a comissão julgadora avalia cada canção conforme os mesmos critérios, porém sem os comentários e sem o voto popular.

Os dez melhores colocados nas Eliminatórias classificam-se para a Final, quando serão avaliados por júri especializado, entre críticos musicais, jornalistas, músicos e produtores, além de receberem votos do público. A Final está prevista para acontecer no Teatro João Caetano, em data programada para o final do ano.

Avaliações

As avaliações da comissão julgadora levam em conta critérios específicos de cada canção, como condução melódica, letra/música, harmonia, forma e performance.

Premiação

Os vencedores do FestVilla são conhecidos entre os dez finalistas: são os três primeiros colocados, além de melhor intérprete, melhor instrumentista e melhor canção pelo voto popular.

Todos ganham prêmios especiais, como instrumentos musicais, fornecidos pela Megadisconildo, além de bolsas de estudo no Curso Básico e gravação profissional no Estúdio Guerra-Peixe da Escola de Música Villa-Lobos.

A realização do FestVilla 2018 é da Secretaria de Estado de Cultura, FUNARJ, Escola de Música Villa-Lobos e Associação de Músicos, Docentes e Amigos da Escola de Música Villa-Lobos (AMAVILLA). Apoio: Megadisconildo.

 

Visite nosso Canal do Youtube e confira todos os finalistas!