O curso de Música e Tecnologia tem como objetivo habilitar músicos a trabalharem com meios digitais na composição, gravação e finalização de áudio para diversos fins, como trilhas sonoras para audiovisual, instalações, performances, peças de teatro e outros processos autorais.

O foco do curso não será capacitar os músicos para um contexto específico (como, por exemplo, compositor de trilhas sonoras) ou fazer com que ele seja fluente em um software específico (como o ProTools ou Ableton Live), mas sim fazer com que os alunos consigam usar o computador e outras interfaces digitais como ferramentas de criação.

No final do curso, cada aluno irá desenvolver um projeto individual, compartilhando o seu progresso com o restante da turma e recebendo o acompanhamento do professor. Este projeto pode ser autoral (como um EP ou “single”), uma trilha para um projeto de pequeno porte, a parte sonora de algum projeto audiovisual, entre outros. O ideal é que este projeto individual já se insira no mercado em que o aluno pretende trabalhar.

Público:
Músicos e entusiastas de áudio, com pouca ou nenhuma experiência.

Pré-requisitos:
Noções básicas de informática. É desejável conhecimentos básicos de teoria-musical.

Início:
22 de fevereiro de 2016

2 turmas:
Turma A – segundas e quartas
Turma B – terças e quintas
Horário: 18h

Dados para o depósito da taxa de inscrição:

Banco Bradesco
Titular: AMAVILLA
Agência: 0473-1 (Agência Sete de Setembro)
Conta corrente: 81420-2

TAXA ÚNICA*:

R$ 810,00

*O pagamento da taxa única pode ser feito no cartão de crédito, em até 4x sem juros, no cartão de débito ou boleto bancário.

Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deve ir à secretaria do curso básico com a seguinte documentação:

Cópia de identidade do candidato;
Cópia do comprovante de residência (conta de gás, luz ou telefone fixo) no nome do candidato ou representante legal;
2 (duas) fotos 3×4 atuais, sem carimbos ou rasuras;
Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Mais informações: (21) 2332-9168 ou 2332-6382

Ementa:

Mês 1: Teoria e prática básica de audiovisual

Aula 1:
– Sample rate, bit depth.
– Como configurar interfaces de audio.
– Funções básicas de DAWs.
– Midi e controladores.

Aula 2:
– Diferenças do mundo analógico/acústico para o mundo digital/eletrônico.
– Importando samples em um DAW.
– instrumentos virtuais.
– Introdução aos tipos básicos de plug-ins: processadores de dinâmica, modulações com base em tempo (delays, flangers, chorus), filtragem (equalizadores, lp, hp, bp, fitro dinâmico).
– Montando o primeiro projeto com dois instrumentos virtuais e dois plugins.

Aula 3:
– Processando midi: arpegiadores, geradores de acordes, geradores aleatórios.
– Tipos diferentes de síntese e ressíntese sonora.
– Trabalhando com loops.
– Alunos terão uma melodia simples para desenvolver com base nos conteúdos apresentados
nas 3 primeiras aulas.

Aula 4:
– Análise dos projetos dos alunos.
– Montar um projeto usando todos os conteúdos das aulas anteriores em sala de aula,
revisando todo o conteúdo do primeiro mês.

Mês 2:
O papel do áudio digital em diferentes gêneros e estilos e a presença do “músico eletrônico” no palco e no estúdio.

Aula 5: Criação digital digital em música eletrônica

Aula 6: Criação musical digital em música pop

Aula 7: Criação musical digital em música erudita

Aula 8: Criação musical digital em música experimental

Mês 3:
Trilhas sonoras: criando um projeto, montando um cronograma.

Aula 9: Trilhas sonoras feitas com meios digitais

Aula 10: Trilhas para videogames feitas com meios digitais

Aula 11: Criação musical digital em instalações artísticas

Aula 12: Criação musical digital para performances e outros projetos audiovisuais.

Mês 4:
Acompanhamento e apresentação dos projetos individuais.

Aula 13-16: as últimas 4 aulas do curso serão dedicadas a acompanhar e orientar os alunos em seus projetos individuais. Os alunos compartilharão com o restante da turma o seu progresso e receber orientações dos professores.

Professor:

Orlando Scarpa Neto é Bacharel em Música-Produção Sonora pela UFPR e mestre em Poéticas da Criação Musical pela UFRJ. Possui experiência como compositor de trilhas sonoras para cinema, performances e instalações artísticas, sempre trabalhando com uma linguagem dentro da música eletroacústica e música eletrônica experimental. Atualmente é doutorando em composição na UFRJ e atua como professor e compositor.