ACORDEONEstão abertas as inscrições para o Curso Livre de Férias de Sanfona, da Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura.

Em aulas coletivas, a professora Norma Nogueira volta com o método da Oficina de Sanfona, realizada no último mês de agosto, que atraiu muitos alunos e terminou com uma apresentação especial de todos com a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro.

São 10 encontros, totalizando 20 horas de carga horária. As aulas ocorrem no Auditório Guerra-Peixe, na Escola de Música Villa-Lobos, e começam a partir do dia 05 de janeiro, sempre às terças e quintas. São duas turmas de 15 vagas cada.

Podem se inscrever alunos matriculados ou não na Escola de Música Villa-Lobos, tanto avançados quanto iniciantes. Serão propostos arranjos com diferentes níveis de dificuldade e simplificados para todos tocarem juntos.

Ao longo das aulas, serão mostrados aspectos teóricos e práticos da técnica do acordeon, além de um repertório de diferentes instrumentistas, em sua maioria brasileiros.

Início: 05 de janeiro de 2016
Término: 04 de fevereiro de 2016

Aulas terças e quintas

Turmas:
Turma A: 17h às 19h
Turma B: 19h às 21h

Duração total do curso: 20h

15 alunos por turma.

Requisito:
É necessário possuir algum instrumento sanfonado.

Para se inscrever, levar duas fotos 3×4 e comprovante de residência.

Valor: R$ 350,00

Conteúdo:

Música brasileira e música estrangeira (erudita ou popular); Técnica do fole; Teclado – mão direita; Baixos – mão esquerda; Harmonia funcional – estudo de escalas, acordes e arpejos.
Leitura de cifras e partituras; Percepção musical; Estudo rítmico e melódico.

Norma Nogueira

Norma sanfona vermelhaNorma Nogueira é educadora musical, regente de corais, musicista, professora de acordeon da Escola de Música Villa-Lobos e integrante do Núcleo de Cultura Popular Céu na Terra.
Aprendeu a tocar acordeon ainda criança e desde nova começou a dar aulas do instrumento e de educação musical. Faz direção musical, preparação vocal para teatro, televisão e cinema com trabalhos realizados no Brasil e no exterior. Realiza espetáculos teatrais e musicais com o Núcleo de Cultura Popular Céu na Terra e outros grupos. Apaixonada pela sanfona, que é seu principal instrumento, Norma, além de dar aulas, realiza apresentações, encontros, pesquisa de repertório, aulas espetáculos, oficinas entre outras atividades tendo como foco o acordeon.