RABECAIMG_8348menor

Estão abertas as inscrições para o Curso Livre de Férias de Rabeca, da Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura.

O curso irá apresentar ao aluno as diversas técnicas do instrumento, tanto solo como acompanhador, bem como um histórico sobre sua origem, evolução e utilização nos dias de hoje.

Instrumento da família do violino, a rabeca lembra os violinos medievais, anteriores a este que conhecemos e que existe em diversas regiões do Brasil. Profundamente ligado a festas populares, como a Folia de Reis, os fandangos do sul, o forró nordestino, a rabeca é sinônimo de tradição popular brasileira.

Público-alvo
Voltado a curiosos e entusiastas da rabeca, desde amadores que acabaram de conhecer o instrumento até músicos profissionais que desejam utilizá-lo.

Pré-requisitos
O professor irá disponibilizar cinco de suas rabecas para uso dentro de sala de aula para o aluno se familiarizar com o instrumento. Também serão apresentado luthiers e artesãos que recebem encomendas de envio. O aluno que já possui uma rabeca pode levar para aula.

Turmas:
Turma A – terças-feiras, das 17h às 19h
Turma B – quintas-feiras, das 17h às 19h

Duração total do curso:
10 horas

Início das aulas:
05 de janeiro de 2016
Término do curso:
04 de fevereiro de 2016

TAXA ÚNICA: R$ 350,00
(O valor pode ser parcelado em até 3x sem juros no cartão)

Para se inscrever, levar duas fotos 3×4 e comprovante de residência.

Mais informações: (21) 2332-6382 ou 2332-9168

Objetivos
– Conhecer a anatomia da rabeca;
– conhecer diferentes afinações da rabeca e o contexto das tradições em que são usados ;
– conhecer e experimentar o arco e algumas técnicas de interpretação;
– conhecer e experimentar levadas rítmicas de arco (acompanhamento), fórmulas de arpejo (dedilhados) ;
– conhecer e experimentar escalas maiores e menores;
– conhecer as origens e grandes nomes da história recente da rabeca;
– tocar em conjunto repertório de, minimamente, três obras musicais.

Professor:
Rodrigo Bis – Músico, professor e pesquisador. Toca Rabecas, Bandolim, Viola Caipira e Violão. Integrante do grupo de cultura popular Céu na Terra já realizou trabalhos em diversas regiões do Brasil. Há 10 anos pesquisa e se relaciona com músicos,artesãos, professores e antropólogos buscando informações sobre a rabeca. Dos trabalhos que fez podemos destacar a turnê com o grupo Ser Tão Teatro da Paraíba em praças publicas das cidades ribeirinhas do rio São Francisco, a participação nas peças “Gonzagão – A lenda”, “Um concerto para o Sol” e o filme “Noite de reis” com Enrique Diaz e Flavio Bauraqui no elenco além das gravações em estúdio com Fabrício Conde e Zé Nogueira. Frequentou as oficinas de musica de Itiberê Zwarg e da Escola portátil de Música, e leva sempre sua rabeca para as rodas de choro no Rio de Janeiro.

Conheça os aúdios e vídeos de Rodrigo Bis através dos links:

Site: http://rodrigobis.wix.com/rodrigobis
http://vimeo.com/user16624403