A Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa / Funarj, abre inscrições para o curso livre Fundamentos e Linguagem do Violão Afrobrasileiro. com o professor João Victor Meneses.

Público-alvo: alunos a partir de 15 anos
Pré-requisitos: experiência prévia com violão
Carga horária: 36 horas
Valor: R$ 240,00/mês

Dias e horários

Aulas: Sextas-feiras, de 30 de agosto a 29 de novembro de 2019
Opções de horários: 10h às 12h, 13h às 15h, 15h às 17h e 17h às 19h

Duração: 3 meses (agosto, setembro, outubro)

O curso

O curso livre Fundamentos e Linguagem do Violão Afrobrasileiro é um projeto voltado para educação musical que visa expandir e divulgar as concepções e cosmovisões afrocêntricas sobre a música ocidental de matriz africana, sua pedagogia e seus métodos e o Violão e sua Cultura, que em nossa cultura, se faz presente pela tradição ancestral dos instrumentos de corda em Africa que se transforma em uma abordagem rítmica e uma linguagem própria na maneira de tocar o violão.

A pedagogia vem de em 5 elementos: O Mestre, O Griô, História , Oralidade e a Roda. O estudo do Violão ”Clássico” é como o estudo do balé clássico, enquanto o estudo do Violão Afrobrasileiro é como o estudo da Capoeira.

A oficina Surgiu em 2018 com o começo da produção de um livro com essas ideias pelo músico, pesquisador e educador João Sasmana depois de 10 anos de vivências como artista, educador e músico, em especial sendo Discipulo desde 2013 de João de Aquino, Grande Violonista, arranjador e produtor do samba e da MPB desde a década de 70. A sua forma de tocar e sua forma de pedagogia, somada ao prolongamento dos estudos e pesquisa da música de matriz africana e sua pedagogia do maestro baiano Letieres Leite, fundador da Orkestra Rumpilezz, seu método UPB ‘’Universo Percussivo Baiano’’ foram a faisca inicial para com a soma das suas experiencias próprias acrescentando novas visões e ideias aplicadas ao violão gerassem a produção do livro. Logo pessoas interessadas pela pesquisa e por essa forma de tocar violão e pensar música começaram a fazer demandas para uma oficina de violão afrocentrado e assim em Junho de 2018 a oficina surgiu.

Ementa

Topicos Tratados nas Oficinas:
– Escuta Europeia e Escuta Africana
– Tempo Circular e Claves
– Ritmos Afro e suas Claves
– Técnicas de Mão Direita para o Violão ( A mão direita como um Atabaque ou um conjunto Percussivo)
– Discussão sobre a oralidade na pedagogia do Violão
– Harmonia Descomplicada (inversões, condução de vozes, Voicings e Teoria de Costère)
– Trabalhar na Diferença, Música da Autonomia e liberdade, A pista e o Músico Brasileiro
– O sentir sobre o saber
– Exercicios de criação e experimentos de criação
– Apresentação de conteúdos Audiovisuais e apreciação
– o Improviso jazzistico explicado e o improviso na música brasileira
– A importância da prática das rodas e repertório (cadencias de fundamento, reflexo de tribo)
– Reflexões a cerca da pratica da música de matriz africana e as práticas europeias
– reflexões a cerca da percepção e da escrita musical
– Técnicas de Fundamento ( Arpejos, Escalas, Picado , Postura, Digitação, Alzapua, Golpe, Rasgueo, pull off, hammer on, Vibrato, Glissando, ‘’jogada’’ e balanceamento do som).
-Baixarias do 6 e do 7 cordas.
– Unhas e Alongamentos
– Meditação e Música

Professor

João Victor Meneses é violonista com formação nos cursos básico e técnico da Escola de Música Villa-Lobos. Ingressou em 2017 na Licenciatura em Música da UNIRIO em que cursa até hoje. Discípulo do Mestre João de Aquino, concluiu a Oficina de Música Universal de Itiberê Zwarg.

Inscrições

As inscrições são presenciais, diretamente na Escola de Música Villa-Lobos (Rua Ramalho Ortigão, 9, Centro, Rio de Janeiro/RJ)

Informações: (21) 2253 3029, 2332 6382 ou 9 8846 7032 (WhatsApp)