O Curso Profissional de Nível Técnico da Escola de Música Villa-Lobos é um curso gratuito destinado a oferecer a capacitação técnica e profissionalizante do aluno, proporcionando a transição entre a escola e o mercado de trabalho, capacitando jovens e alunos egressos do Ensino Médio, com conhecimentos, habilidades e competências que permitam o exercício de atividades produtivas no campo da Música.

Público-alvo:
Pessoas que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio.

Ingresso:
Provas de habilidade com o instrumento
Confira o Edital 2020

Com uma duração mínima de 3 (três) anos e máxima de 4 (quatro) anos, o Curso Profissional de Nivel Técnico da Escola de Musica Villa-Lobos possui três tipos de disciplinas: as Gerais, as Optativas e as Específicas.

As disciplinas Gerais são comuns a maior parte dos cursos, constituindo um eixo de formação básica do aluno, e possuem carga horaria de 2 (duas) horas semanais. As disciplinas Optativas são disciplinas que não fazem parte da carga horária obrigatória de nenhum curso, e que não podem substituir nenhuma destas, sendo cursadas por livre escolha do aluno, e, de acordo com seu interesse e necessidades particulares. As disciplinas Específicas são voltadas às demandas inerentes a cada habilitação, para as quais são oferecidas em caráter obrigatório; é permitido, porém, aos alunos de outras habilitações, obter acesso às mesmas sob o regime de disciplinas optativas, obedecendo aos devidos critérios de oferta de vagas e disponibilidade. Com exceção de Piano Complementar I e II, que possui carga horária de 1 (uma) hora, as disciplinas específicas serão ministradas em aulas de 2 (duas) horas por semana.