O Curso Profissional de Nível Técnico da Escola de Música Villa-Lobos é um curso gratuito destinado a oferecer a capacitação técnica e profissionalizante do aluno, proporcionando a transição entre a escola e o mercado de trabalho, capacitando jovens e alunos egressos do Ensino Médio, com conhecimentos, habilidades e competências que permitam o exercício de atividades produtivas no campo da Música.

Público-alvo:
Pessoas que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio.

Ingresso:
Provas teórica e prática
Edital público disponível em www.villa-lobos.rj.gov.br.
Previsão de abertura de novas inscrições: Dezembro/2017

Com uma duração mínima de 3 (três) anos e máxima de 4 (quatro) anos, o Curso Profissional de Nivel Técnico da Escola de Musica Villa-Lobos possui três tipos de disciplinas: as Gerais, as Optativas e as Específicas.

As disciplinas Gerais são comuns a maior parte dos cursos, constituindo um eixo de formação básica do aluno, e possuem carga horaria de 2 (duas) horas semanais. As disciplinas Optativas são disciplinas que não fazem parte da carga horária obrigatória de nenhum curso, e que não podem substituir nenhuma destas, sendo cursadas por livre escolha do aluno, e, de acordo com seu interesse e necessidades particulares. As disciplinas Específicas são voltadas às demandas inerentes a cada habilitação, para as quais são oferecidas em caráter obrigatório; é permitido, porém, aos alunos de outras habilitações, obter acesso às mesmas sob o regime de disciplinas optativas, obedecendo aos devidos critérios de oferta de vagas e disponibilidade. Com exceção de Piano Complementar I e II, que possui carga horária de 1 (uma) hora, as disciplinas específicas serão ministradas em aulas de 2 (duas) horas por semana.

 

  • INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS

Todos os alunos novos ingressarão no módulo de fundamentação, correspondente a 2 (dois) períodos letivos semestrais.

O ingresso no Módulo Específico será efetivado mediante a aprovação em todas as disciplinas do módulo de fundamentação.

DISCIPLINAS
Disciplinas Gerais Percepção Auditiva
História e Música Popular
História da Música Clássica
Prática de Conjunto
Harmonia
Disciplinas Específicas Instrumento I, II e III
Canto I, II e III
Arranjo e Composição
Arranjo I e II
Composição I e II
Regência I, II e III
Regência coral I, II e III
Piano complementar I e II
Fisiologia da voz e expressão vocal
Prática de montagem de espetáculo musical I e II
Montagem de recital final
Análise musical
Documentação e pesquisa I, II e III
Improvisação

 

O Curso Profissional de Nível Técnico tem carga horária mínima de 800 horas (incluindo-se a realização do projeto final de curso), mais horas de estágio, se necessário, que serão sugeridas pelo orientador de projeto ou propostas pelo próprio aluno, a fim de obter conhecimentos e habilidades que promovam as condições necessárias para a realização de seu projeto de final de curso, além de desenvolver as competências específicas do futuro profissional.

 

  • ACOMPANHAMENTO DA FREQUÊNCIA, DO DESEMPENHO E DA PROGRESSÃO DO ALUNO:

Controle de frequência

Tratando-se de um curso presencial o aluno deverá frequentar no mínimo 75% da carga horaria de cada disciplina para obter aprovação, do contrario cairá em reprovação por faltas que pode acarretar o cancelamento da matrícula.

Avaliações

Em caso de faltas nos dias de provas ou avaliações, o aluno terá direito a pleitear 2ª chamada. Esta solicitação deverá ocorrer dentro de um período que será previamente estabelecido e devidamente comunicado à comunidade discente. Poderá ser solicitado ao aluno que faça requerimento na secretaria escolar, e, que, neste requerimento conste documento médico, militar ou oficial, que permita justificar a falta e dar acesso ao direito de fazer a prova de 2ª chamada.

A apresentação de recital ou trabalho de conclusão se dará ao término do 3º ano de curso, mesmo que o aluno precise cursar mais um ano para concluir a carga horária obrigatória.

Reprovação

O aluno será reprovado se a nota final na disciplina for abaixo de 5,0 (cinco). Neste caso, ele deverá refazer a disciplina no período seguinte. Só poderá ocorrer uma reprovação em cada disciplina, caso contrário o aluno será jubilado.

Trancamento de Matrícula

Não há trancamento de matrícula, exceção dada a: convocação para cumprimento de serviços obrigatórios por lei e a licença médica com justificação documentada por parte do aluno ou responsável legal, cuja aceitação ficará a critério da Coordenação.

Observação

O Curso Profissional de Nível Técnico da Escola de Música Villa-Lobos é sustentado nos termos de seu projeto original, autorizado pela Portaria n° 1887/ECDAT, de 15 de junho de 1981, considerando os termos do Parecer n° 194/CEDERJ/81 do Conselho Estadual de Educação, exarado no processo de n° E-03/32766/80, segue respeitando a vigência da nova Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e do Decreto n° 2.208, de 17 de abril de 1997, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional.