INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Aguarde abertura de novas inscrições.

Informações diretas com a Coordenação do Curso:
emvl.basico@gmail.com

Informações sobre a última inscrição:

Curso Básico Atividades para Terceira Idade

Inscrições até dia 14 de Março

O Curso Básico da escola de Música Villa-Lobos tem por objetivo oferecer a seus alunos as condições necessárias para uma formação inicial e continuada, processo através do qual são musicalizados, desenvolvidos e atualizados em diversos campos da música. O Curso é oferecido pelo convênio entre a EMVL/FUNARJ e a Associação dos Músicos, Docentes e Amigos da Escola de Música Villa-Lobos (AMAVILLA). Vejamos a seguir a sua estrutura.

O corpo discente da Escola de Música Villa-Lobos é composto por um grande grupo de indivíduos com objetivos absolutamente diversos. Para atender a demandas tão heterogenias, onde num extremo encontram-se alunos que não possuem experiência alguma com um instrumento musical e não estudaram música, no outro extremo, encontram-se alunos que tocam um instrumento musical. Por este motivo a Villa-Lobos está implementando uma nova estrutura para este curso. Vejamos:

• 1º ANO (carga horária 1h/semana):

1º Semestre:

Oficina de Leitura e Escrita Musical 1 (OLEM 1)
Canto Coral 1 (COR1)
Instrumento 1

2º Semestre:

Oficina de Leitura e Escrita Musical 2 (OLEM 2)
Canto Coral 2 (COR2)
Instrumento 2

• 2º ANO (carga horária 1h/semana)

3º Semestre:

Prática Musical 1
Percussão
Instrumento 3

4º Semestre:

Prática Musical 2
Apreciação Musical
Instrumento 4

Vale observar que todas as disciplinas são obrigatórias.

Acesso à Escola

Para que o aluno possa ter acesso às dependências da Villa-Lobos, ele deverá apresentar sua carteirinha na portaria da Escola. Durante o período em que ela estiver sendo produzida, ele deverá apresentar o seu plano de aula, juntamente com um documento pessoal.

Estrutura física

• Térreo – Na entrada encontra-se a portaria, à esquerda o Centro de pesquisas (biblioteca) e à direita o banheiro e a secretaria da Escola.
  • Segundo andar – À esquerda temos o auditório e Studio, e à direita a sala SES (aula), a sala 202 (aula), a sala da presidência da Amavilla e administração, a sala da coordenação e finalmente a sala da direção.
  • Terceiro andar – À esquerda está o banheiro masculino, à direita, o banheiro feminino e o infantil, e em frente, a inspetoria. No corredor a seguir, temos as salas ímpares à esquerda (301 a 321) e as pares à direita (302 a 322).
  • Quarto andar – À esquerda estão as salas 403 e 402, e à direita, as salas SER, 401 e a cantina da Escola.

Modificações no plano de aula

O aluno que necessitar fazer qualquer modificação em seu plano de aula (troca de horários, troca de instrumento, inclusão e/ou exclusão de disciplinas), deverá se dirigir à secretaria da Escola, de posse de documento (de trabalho ou estudo) que comprove sua necessidade. Atenção! A data limite para as modificações é 16/03/2020. Toda e qualquer mudança feita diretamente com o professor não será considerada pela coordenação.

Avaliações

Os alunos serão submetidos a duas avaliações durante o semestre letivo. Além disso, o professor poderá fazer até dois testes e/ou trabalhos ao longo do semestre como complemento ou parte da avaliação. A média mínima para que sejam aprovados é cinco (5).

Frequência

Trata-se de um curso presencial no qual o aluno deve ter frequência mínima de 75% da carga horária em cada uma das disciplinas para que seja aprovado. Se o aluno não obtiver a frequência mínima, estará reprovado.

Reprovação

Se o aluno não obtiver nota e/ou frequência mínima em uma disciplina, deverá cursá-la novamente. Para que o discente tenha direito a seu certificado, ele, obrigatoriamente, deverá ter sido aprovado em todas as disciplinas obrigatórias. O aluno deve ficar atento ao prazo de pedidos de revisão de notas, a fim de resolver qualquer erro ou engano, evitando uma reprovação equivocada.

Trancamento de matrícula

O trancamento, suas regras e prazo estão estabelecidos no contrato assinado no ato da matrícula.

Secretaria da Escola de Música Villa-Lobos

É para a secretaria da Escola que os alunos devem se dirigir sempre que necessitarem de qualquer tipo de ajuda. A seguir temos uma lista de serviços que o corpo discente pode ter acesso:

• Informações sobre os cursos da Escola
  • Informações sobre inscrições e matrículas
  • Informações sobre a situação do aluno na Villa-Lobos
  • Inscrições dos alunos
  • Recebe e arquiva os documentos dos alunos
  • Entrega a carteirinha escolar
  • Efetua a alteração no plano de aula (troca de horário, de instrumento, inclusão e/ou exclusão de disciplinas)
  • Recebe requerimentos para a solução de problemas
  • Fornece o histórico escolar
  • Entrega os certificados de conclusão de curso