A Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa / Funarj, abre inscrições para o curso livre Capoeira na Villa-Lobos. com o professor Mestre Arruda.

Público-alvo: a partir de 14 anos
Pré-requisitos: não há.
Carga horária: 54 horas
Valor: R$ 150,00

Dias e horários

Aulas: quartas e sextas-feiras, de 30 de agosto a 29 de novembro de 2019
Horários: 18h às 21h

Duração: 3 meses (agosto, setembro, outubro)

O curso

O curso livre Capoeira na Villa-Lobos visa a criação de uma oficina de capoeira para oferecer aos interessados um amplo conhecimentos acerca desta cultura popular de origem afro-brasileira, apresentando, além das técnicas do jogo/luta/dança, fundamentos e valores culturais, artísticos e históricos inerentes à capoeira.

O aluno vai ser apresentado às técnicas e fundamentos do jogo da capoeira, seus elementos musicais, culturais e históricos. O curso incentiva as relações interpessoais entre participantes, motivando intercâmbios dentro e fora do espaço de aula, de vivências culturais e de expressões corporais; além disso, estimula a construção de relações de confiança e respeito entre os participantes, desenvolvendo uma consciência coletiva sobre a rica diversidade cultural e nosso país dentro e fora do universo da capoeira; os alunos irão desenvolver uma aguçado senso de identificação com a cultura brasileira e sua história nacional, resgatando símbolos e personagens icônicos responsáveis pela preservação e disseminação da capoeira desde suas origens até os dias de hoje; também pretende promover a capoeira como ferramenta educacional, de cidadania e de potencial transformação sociocultural, e estimular o gosto pela pesquisa histórica; por fim, vai dar oportunidades a novos talentos de se revelarem em diferentes aspectos da prática da capoeira, seja pelo jogo, pela musicalidade, pela fabricação de instrumentos, dentre outros.

Ementa

Fundamentos da música

Introdução aos ritmos, cantos e história da capoeira;
Toques do berimbau: Angola, São Bento Pequeno, São Bento Grande, Iúna, Cavalaria, entre outros
A bateria na roda de capoeira: instrumentos, afinação e formação
Atabaques, agogôs e seus ritmos: samba, maculelê e barravento
Canto e coral: a ladainha, quadras e corridos.

Fundamentos do corpo

Alongamentos específicos da capoeira
A ginga como base
Movimento de fuga e contra-ataque (esquivas, negativas, giros e passadas)
Golpes (rodados, diretos e quedas)
Movimentações de floreio (plasticidade e flexibilidade do corpo)

Fundamentos da roda de capoeira – rituais e princípios

Formação
O papel de cada um no coletivo
A bateria, o coro e jogadores
Rituais (princípios da tradição)
Volta ao mundo
Chamadas de Angola

Professor

Mestre Arruda

Claudio Fontes Alves da Cunha, o Mestre Arruda, é discípulo do Mestre Peixinho, do Grupo Senzala, e é um dos responsáveis pela fundação do Centro Cultural Senzala da Capoeira, que veio a ser mais tarde um dos mais importantes núcleos com origem no histórico grupo formado nos anos 1960, na Zona Sul do Rio. Em 1987, Mestre Arruda passou a dar aulas em projetos sociais e academias em Niterói. Em 1989, 1997 e 2000, ministrou workshops e apresentações em países da Europa, em que participou de festivais como Montpellier Danse, Festival d´Avignon, Festival D´été Nantes e do Trocadeiro (França), e em países como Irlanda, Inglaterra, Dinamarca, Holanda, Escócia, Finlândia, Bulgária, Suécia, Sérvia, Portugal, Itália e Suíça. Levou a capoeira para espaços como a Universidade de Cambridge e Universidade Lumière, . Recebeu Prêmio e título de Cidadão Niteroiense pela Câmara Municipal de Vereadores de Niterói.

Há mais de dez anos, iniciou um trabalho de resistência cultural no Quilombo do Grotão, situado no bairro do Engenho do Mato, onde além das aulas de capoeira realiza também um tradicional roda que acontece no último domingo de cada mês. O Grotão é a única comunidade niteroiense reconhecida oficialmente pela Fundação Palmares. Mestre Arruda é também graduado em História e em Ciências Sociais, além de ter se formado no curso de percussão da Escola de Música Villa-Lobos.

Inscrições

As inscrições são presenciais, diretamente na Escola de Música Villa-Lobos (Rua Ramalho Ortigão, 9, Centro, Rio de Janeiro/RJ)

Informações: (21) 2253 3029, 2332 6382 ou 9 8846 7032 (WhatsApp)