Centro de Pesquisa e Documentação – Espaço Maestro Alceo Bocchino

O Centro de Pesquisa e Documentação – Espaço Maestro Alceo Bocchino é uma biblioteca pública, acessível a alunos e não-alunos da Escola de Música Villa-Lobos.

Possui um acervo especializado em música popular e erudita composto por 2.364 publicações, entre livros e monografias, 23.444 partituras de diversas épocas e 1.329 CDs.

Entre as partituras, há obras-primas originais assinadas por Heitor Villa-Lobos.

A partir de sua ampliação, em 2002, com a inauguração do Espaço Maestro Alceo Bocchino, o Centro de Pesquisa e Documentação passou a contar também com um banco de dados e espaços para audição de CDs e projeção de DVDs.

Para ter acesso ao acervo do Centro de Pesquisa e Documentação – Espaço Maestro Alceo Bocchino, é preciso que o usuário apresente documento de identificação e comprovante de residência atualizado. Não é permitido o empréstimo domiciliar de qualquer publicação.

 

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas.

Saiba como doar livros para o Centro de Pesquisa e Documentação – Espaço Maestro Alceo Bocchino

Quem foi o Maestro Alceo Bocchino?
Alceo Bocchino (Curitiba, 30 de novembro de 1918 – Rio de Janeiro, 7 de abril de 2013) foi um músico, maestro, compositor e pianista brasileiro, um dos fundadores da orquestra da Rádio MEC, atualmente Orquestra Sinfônica Nacional (OSN-UFF), onde foi regente titular por treze anos. Foi assistente do maestro Eleazar de Carvalho na Orquestra Sinfônica Brasileira e presidente da Comissão Artística, regendo a orquestra por quatro anos. Participou nos anos 60 e 70 de diversos cursos no exterior, em que regeu concertos com a Orquestra Sinfônica de Bilbao (Espanha) e a Orquestra Filarmônica de Burgás (Bulgária). Foi também criador e regente titular, posteriormente regente emérito, da Orquestra Sinfônica do Paraná, no ano de 1985. Dentre seus professores estão as irmãs Lubrano, Antonio Melillo e João Poeck, Camargo Guarnieri, Heitor Villa-Lobos e Francisco Mignone. (Wikipédia, ATALA, Fuad. Alceo Bocchino: um humanista a serviço da música. Volume 9 de Série Mémoria. Volume 9 de Série memória do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ministério da Cultura, FUNARTE, 2001. 62 páginas)