Fundada em junho de 1952, a Escola de Música Villa-Lobos foi idealizada como um centro popular de ensino de arte. Hoje concentra seu ensino em música e oferece cursos para o público de todas as idades. Atualmente, a escola integra a estrutura da Secretaria de Estado de Cultura, estando subordinada à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro/FUNARJ.

03102014 - EMVL_site (53)03102014 - EMVL_site (60)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem abrir mão da orientação que deu-lhe origem — proporcionar a oportunidade de ensino musical à população fluminense — a Escola de Música Villa-Lobos vem ampliando a abrangência de sua atuação, tanto no aspecto técnico-pedagógico, por meio de Cursos de Educação Profissional em nível básico e técnico, quanto no aspecto social, com a implementação de núcleos avançados pelo Estado do Rio de Janeiro. Desde 1999, a Escola estabelece parceria com os municípios, entre eles Miracema, Búzios, Conceição de Macabu e Paracambi.

Além disso, promove festivais, palestras, workshop e concertos de diversos gêneros musicais, o que a torna uma das mais importantes instituições de ensino e fomento à prática musical do Brasil.